positivo

Faltou debate, mas governo combateu corrupção, afirma ex-presidente

Lula também defende Petrobras e alguns ex-dirigentes da estatal. 'A gente não pode aceitar a criminalização de uma empresa desse porte.' Segundo ele, quem errou 'tem de pagar por ter enganado o povo'

Nelson Antoine/Framepress/Folhapress

Lula durante a plenária da CUT: governos do PT capacitaram a Polícia Federal para investigar a corrupção no país

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que faltou debate sobre a corrupção, mas defendeu iniciativas de seu governo e o de Dilma contra esse problema. “Até hoje nós não fizemos o debate sobre a questão da corrupção. Sempre achamos que não era um tema nosso”, afirmou Lula durante plenária com movimentos sociais, ontem (31) à noite, na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, na região central.

Ele elogiou os ex-presidentes da Petrobras José Sergio Gabrielli, presente ao encontro, e José Eduardo Dutra. Para Lula, não se pode associar a empresa à “bandalheira” e esquecer que se trata de uma empresa “de alta governança”. “Se teve corrupção lá dentro, foi de uma ou outra pessoa que terá de pagar por ter enganado o povo brasileiro. Eu quero saber se alguém vai ter coragem de dizer que este moço aqui (Gabrielli) ou José Eduardo Dutra está envolvido com corrupção. Se hoje tem um brasileiro indignado, sou eu”, disse o ex-presidente.

Segundo Lula, a corrupção foi o tema que levou Getúlio Vargas à morte e que fez com que tentassem derrubar o também ex-presidente Juscelino Kubitschek. “É o tema que fez com que tentassem o meu impeachment em 2005, e não tiveram coragem por medo do povo brasileiro”, acrescentou.

O ex-presidente afirmou que sua gestão teve o mérito de “tirar o tapete e escancarar a investigação” sobre casos de corrupção no país, colocando representantes do Ministério Público indicados pela categoria, “sem interferência do governo”, reforçando a Polícia Federal e aumentando os investimentos em inteligência. E ressaltou “a valentia e a coragem” da presidenta Dilma Rousseff no sentido de fazer investigações.

Ele criticou os processos de divulgação das delações premiadas que vêm ocorrendo na Operação Lava Jato. “Bandido vira herói”, afirmou. Para Lula, se alguém errou, pagará o preço. Mas o ex-presidente acredita que à oposição “incomoda a lei da partilha, a soberania de um país que fez a maior descoberta de petróleo do século 21”.

Gabrielli também vê uma combinação de interesses, dentro e fora do país, no sentido de enfraquecer a Petrobras nas operações do pré-sal. Com isso, afirmou, existe o risco “de desmontar um setor produtivo importante”.

“Não há por que criminalizar a Petrobras. Você tem de criminalizar os indivíduos que fizeram atos de corrupção. Corrupção é um caso de polícia, e não de política”, afirmou o ex-presidente da estatal.

 

 

 

Leia também

Últimas notícias