novo partido

Ex-ministro do STF assume processo de pedido de registro da Rede no TSE

Depois de fracassar na tentativa obter o registro em 2014, grupo liderado por Marina Silva ganha apoio de Sepúlveda Pertence

Arquivo STF

Pertence: empenho voluntário para obter o registro da Rede Sustentabilidade, que dá apoio a Marina Silva

São Paulo – O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence assumiu a liderança do processo de pedido de registro da Rede Sustentabilidade junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele passa a integrar o quadro de profissionais que atuam para que a Rede torne-se um partido político. Entre esses nomes estão os advogados Carla Rodrigues, André Lima e Marcela Moraes. O escritório de Pertence atuará pela causa em caráter voluntário.

A Rede Sustentabilidade é um projeto de partido político liderado pela ex-ministra e ex-senadora Marina Silva. Em 2014, o TSE negou o registro ao partido, questionando a autenticidade das assinaturas necessárias para sua fundação.

Segundo a assessoria da Rede, em parceria com a equipe de advogados, o ex-ministro está se inteirando do processo, que tem 17 mil páginas, para então poder formular a tese de defesa a ser levada ao TSE.

A Rede também está coletando assinaturas, por meio de sua militância, em contato com os cartórios, enviando 80 mil assinaturas coletadas neste início de ano e retirando as certidões emitidas, que se somarão às 442 mil já apresentadas ao TSE em 2013. Para obter o registro no TSE, são necessárias 496 mil assinaturas.