crime político

PT vai pedir à Polícia Federal investigação sobre explosão em diretório do partido

Advogado do partido cita artigo 144 da Constituição Federal, que define como atribuição do órgão a apuração de infrações penais conta a ordem política e social

agência pt

Fiorilo: “Partido registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e o diretório pediu inquérito policial”

São Paulo – O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Paulo Fiorilo, disse hoje (27) que a legenda solicitará à Polícia Federal uma investigação sobre o atentado aos diretórios do partido em São Paulo e Jundiaí. Para ele, os atos demonstram o ódio e a intolerância contra o partido.

“Vamos também solicitar à Polícia Federal que destaque um delegado para apurar esta situação que atenta contra uma instituição. Vivemos em um país que está em um estado de direito e é inadmissível que casos como esses ocorram”, enfatizou.

O advogado do partido Othon de Sá Funchal Barros afirmou que a explosão no diretório municipal do partido na Bela Vista (rua São Domingos, 211), na madrugada de ontem (26), é competência da PF por conta da conotação política da ocorrência: “Esse tipo de crime é a Polícia Federal que investiga”. O advogado cita o artigo 144 da Constituição Federal, que define como atribuição do órgão a apuração de infrações penais conta a ordem política e social.

A estratégia do advogado é evitar que a apuração siga a tendência de o crime ser tipificado como vandalismo, como vem acontecendo na investigação da explosão do diretório de Jundiaí, no último dia 15, enquanto ocorria na avenida Paulista a manifestação que reuniu 200 mil pessoas contra a corrupção e contra o PT. A investigação em Jundiaí vem sendo conduzida pela Polícia Civil, do governo estadual.

A reportagem da RBA visitou o diretório do partido no centro de São Paulo. A bomba foi lançada pela bandeira da porta de aço, um gradil vazado sem vidro na parte superior. Ainda viam-se estilhaços de vidro pelo chão. Podia-se observar também que a força da explosão rachou a soleira da entrada do diretório. A porta de aço também teve uma de suas partes destacada. Não havia sinais de invasão ou alguma pista do autor do atentado.

O boletim de ocorrência informa que foi constatado um forte cheiro de pólvora pelos policiais que atenderam a ocorrência. O partido pediu inquérito policial, pois casas vizinhas ao local têm câmeras e podem ter gravado o atentado.

Hoje, o diretório municipal do partido divulgou nota em que repudia o ataque. “Este atentado não foi cometido somente contra o PT, mas contra o Estado Democrático de Direito. A disseminação do ódio e da intolerância, que vem sendo vista em diversas manifestações, é materializada nesta ocorrência e também no ataque à sede do Diretório Municipal do PT de Jundiaí, ocorrido em 15 de março.”