saídas para a crise

Para Vannuchi, Dilma acerta tom da resposta, mas PT precisa de sacudida

Analista comenta que setores 'à direita' perderam pontos na repercussão internacional dos protestos, quando foram retratados como elitistas e defensores da ditadura

GERARDO LAZZARI/RBA

Para mídia internacional, ‘mais velhas, mais brancas e mais ricas’ são as pessoas que foram às ruas, no domingo

São Paulo – Em seu comentário hoje (17) na Rádio Brasil Atual, o analista político Paulo Vannuchi afirma que a presidenta Dilma Rousseff acerta quando responde às manifestações com humildade, mas que PT precisa de uma sacudida.

Ainda repercutindo as manifestações do fim de semana, em especial a de domingo, Vannuchi reafirma que a mobilização contra o governo foi definitivamente organizada e insuflada pela grande mídia, quando repórteres da Globo, em entrada ao vivo nas diversas capitais, se referiam a milhares de manifestantes, e a imagem mostrava movimentação muito menor. O mesmo vale para a estimativa de mais de 1 milhão para os protesto em São Paulo, dada pela Polícia Militar, e que o Datafolha contou um quinto desse número.

O comentarista ressalta que predominou o perfil ‘coxinha’, repercutido amplamente pela imprensa internacional. Ele destaca que o The Guardian, prestigioso jornal de Londres, afirma que os participantes da manifestação de domingo eram pessoas ‘mais velhas, mais brancas e mais ricas’. Já o The New York Times realçou as palavras de ordem de grupos que pediam o retorno da ditadura. Segundo Vannuchi, “houve uma perda de pontos para os segmentos à direita no primeiro impacto produzido no cenário internacional”.

Vannuchi resgata uma frase, de uma faixa erguida nas manifestações de domingo, que dizia ‘Chega de doutrinação marxista, basta de Paulo Freire’, que, para o comentarista, é a “síntese de um certo pensamento irracional”, e classifica como “desconhecimento típico de uma direita que não quer pensar, que não gosta de argumentos. Gosta da força bruta”.

Apesar de novo ‘panelaço’, de menor dimensão, enquanto a presidenta Dilma falava, em entrevista, no Jornal Nacional, o analista político considera correta a “postura humilde” da presidência, que reconheceu erros de dosagem na política de ajuste fiscal, além do anúncio de medidas de combate à corrupção, segundo Vannuchi, “a mãe de todas as batalhas”.

Afirma, ainda, que “o maior dos erros” seria atribuir o descontentamento, única e exclusivamente, a setores de elite, que Vannuchi classifica como “preconceituosa, rancorosa, odiosa e odienta”. Para o analista, existem, sim, problemas na condução política e econômica do país; ele cobra medidas urgentes.

O analista conclui que a resposta a todo esse contexto “está muito longe de ser fácil ou simples”, mas ataca a apatia, um “conservadorismo de posições” do PT e defende um choque que promova mudanças. “É hora de todos aceitarem uma sacudida geral, mexer profundamente para voltar a ser uma força política articulada, à altura do que o tamanho da crise exige.”

Ouça o comentário completo na Rádio Brasil Atual:

Leia também

Últimas notícias