Dia 13

Entidades pedem ‘total segurança’ para manifestação de sexta em São Paulo

Movimentos dizem ter informações sobre presença de grupos contrários no mesmo local do ato, na avenida Paulista

São Paulo – As entidades que organizam ato programado para esta sexta-feira (13) encaminharam hoje (11) ofício ao secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, pedindo “especial atenção” para a atividade. A preocupação se justifica, segundo os movimentos, porque há informações de que grupos contrários estarão no mesmo local, o que faz antever uma possibilidade de confronto. “Entendemos que estamos exercendo o nosso direito da manifestação pacífica e democrática”, dizem as entidades no documento, em que pedem ao secretário “total segurança” para os participantes.

O ato, previsto para começar às 16h, foi convocado em defesa da manutenção de direitos sociais e da Petrobras e pela reforma política. Também se ressalta a atenção contra “retrocessos” do ponto de vista político. Os manifestantes se concentrarão diante do prédio da Petrobras na avenida Paulista e devem seguir em passeata pela rua da Consolação, terminando o evento na praça da República, na região central. Há diversas atividades programadas em outras cidades do país.

Assinam o ofício cinco centrais sindicais: CSB, CTB, CUT, Nova Central e UGT, assim como a Federação Única dos Petroleiros (FUP), União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Central dos Movimentos Populares (CMP), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Levante Popular da Juventude (LPJ), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FAF), Movimento Nacional das Populações de Rua (MNPR), Fora do Eixo (FdE), Mídia Ninja e União Nacional de Moradia Popular (UNMP).