Assembleia Legislativa

PT apresenta pedido de CPI para investigar formação de cartel envolvendo a Sabesp

Partido quer apurar por que, após investir R$ 1,1 bilhão em programa, companhia conseguiu 'milagre' de aumentar, em vez de diminuir, o índice de perdas de água tratada

Banco de Imagens/Alesp

Citando reportagem, Rillo diz que “valores investidos foram parar nos cofres de empresas”

São Paulo – O líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado João Paulo Rillo, apresentou pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar improbidades e formação de cartel envolvendo a Sabesp e um grupo de empresas administradas por ex-diretores da companhia, no período de 2007 a 2014. Segundo Rillo, com isso, o programa de redução de perdas e uso racional de água pode ter sido prejudicado.

“Já foi instaurado inquérito civil no Ministério Público de São Paulo, mas é preciso que a Assembleia, no exercício de sua competência, apure paralela e independentemente. As denúncias falam que, mesmo após R$ 1,1 bilhão de investimentos no programa de redução de perdas, a Sabesp conseguiu o milagre de aumentar em vez de diminuir seu índice de perdas de água tratada”, afirmou o parlamentar, citando matéria do jornalista Fábio Serapião, de CartaCapital. “É possível afirmar que os valores investidos pela Sabesp no programa foram parar nos cofres de um grupo reservado de empresas geridas por ex-diretores da estatal”, diz o texto.

A bancada do partido começou a coleta de assinaturas dos deputados para o pedido ser protocolado. São necessárias 32 assinaturas.

Segundo o pedido, estão envolvidas as seguintes empresas: Enops Engenharia,
Sanit Engenharia, Enorsul Serviços em Saneamento, Restor Comércio e Manutenção de Equipamentos Eletrom, BBL Engenharia Construção e Comércio, Opertec Engenharia, OPH Engenharia e Gerenciamento, VA Saneamento Ambiental, JOB Engenharia e Serviços, Cobrape Cia Brasileira de Projetos e Empreendimentos, Sanesi Engenharia e Saneamento, Etep Estudos Tecnicos e Projetos e Ercon Engenharia.