Você está aqui: Página Inicial / Política / 2015 / 02 / Miriam Belchior é a nova presidenta da Caixa

posse dia 23

Miriam Belchior é a nova presidenta da Caixa

Ela assume a direção do banco após passar quatro anos à frente do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
por Marcelo Brandão, da Agência Brasil publicado 10/02/2015 20h05, última modificação 10/02/2015 20h16
Ela assume a direção do banco após passar quatro anos à frente do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
arquivo abr
miriam.jpg

Miriam recebeu o convite da presidenta Dilma Rousseff, durante audiência na manhã desta terça-feira

Brasília – A ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior será a nova presidenta da Caixa Econômica Federal. A informação foi confirmada no início da noite de hoje (10) pelo Palácio do Planalto. Ela tomará posse no cargo no dia 23 deste mês.

Miriam recebeu o convite da presidenta Dilma Rousseff, durante audiência na manhã desta terça-feira. A ex-ministra substituirá a Jorge Hereda, que presidiu a empresa por quatro anos. De acordo com o Palácio do Planalto, Hereda continua na instituição “até a conclusão de uma transição e a formação da nova equipe”.

Miriam Aparecida Belchior tem 57 anos e assume a Caixa após passar quatro anos à frente do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Em 2002, ela participou da equipe de transição do primeiro governo Lula. De 2003 até junho de 2004, exerceu o cargo de assessora especial do presidente da República. No mês seguinte, tornou-se subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil. Em 2007, ela foi para a Secretaria Executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em abril 2010, tornou-se coordenadora-geral do PAC, antes de ser confirmada como chefe da pasta do Planejamento.

Formada em engenharia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Miriam Belchior tem mestrado em administração pública e governamental da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

A ex-ministra foi casada com o ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado em 2002.