Cuidados redobrados

Procurador-geral confirma que sua segurança foi ameaçada nos últimos dias

Rodrigo Janot, discreto com a vida pessoal, surpreendeu jornalistas ao contar sobre arrombamento em sua casa e falou sobre medidas para intensificar vigilância; semana que vem ele deve divulgar a lista de políticos envolvidos na Operação Lava Jato

Janot diz que tem recebido relatórios da inteligência e, pelos últimos, o nível de risco parece ter aumentado

Brasília – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que está prestes a divulgar denúncias ou pedidos de inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra cerca de 70 políticos denunciados por delação premiada durante a Operação Lava Jato, confirmou existir problemas quanto à sua segurança e ter sido intensificada a vigilância em sua casa e no seu gabinete nos últimos dias.

Janot recebeu, esta semana, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informações de inteligência que teriam detectado ameaças a ele, motivo pelo qual foram reforçadas medidas de controle em relação ao procurador-geral. O procurador-geral, que possui um estilo discreto e procura reservar ao máximo acontecimentos da sua vida pessoal, surpreendeu os jornalistas por citar detalhes de um arrombamento acontecido pouco tempo atrás na sua casa.

“Existem fatos concretos para levar a essa suspeita (de ameaça)”, destacou ele, contando que, no final de janeiro, sua casa foi arrombada e, em função dos alarmes lá existentes, ficou comprovado que as pessoas responsáveis por esse ato ficaram cerca de oito minutos no local.

Relatórios

Depois disso, seguranças passaram a vigiar durante 24 horas a residência do procurador-geral, localizada no Bairro Sul, área nobre de Brasília. Ele enfatizou que também tem recebido relatórios da inteligência e, pelos últimos, o nível de risco parece ter sido aumentado.

O procurador não quis vincular as ameaças à Operação Lava Jato, mas disse que as investigações mais eficazes causam esses problemas. “A partir do momento em que você consegue atingir um numero maior de pessoas, maior eficácia no seu trabalho, na sua atividade, esse tipo de risco aumenta”, destacou.

Está prevista para a próxima semana a divulgação da lista dos políticos por ele, que passou os últimos dias com uma equipe checando detalhadamente a peça jurídica que será apresentada. A demora para divulgação da lista tem deixado ansiosos diversos parlamentares e sido criticada por integrantes do Ministério Público e do Executivo, que esperavam que o anúncio fosse feito logo após o feriado de carnaval.

Leia também

Últimas notícias