apoiador

Chalita pode ocupar Secretaria da Educação de Haddad

Em 2012, peemedebista apoiou candidatura petista no segundo turno e chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia de Dilma, mas perdeu a vaga para Aldo Rebelo

Danilo Verpa/Folhapress

Em 2012, então com capital de mais de 800 mil votos no primeiro turno, Chalita anuncia apoio a Haddad

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), teria convidado Gabriel Chalita (PMDB) para assumir a Secretaria de Educação. A informação foi veiculada no jornal O Estado de São Paulo na tarde de hoje (8). Chalita, secretário de Educação de Geraldo Alckmin entre 2003 e 2007, foi candidato a prefeito em 2012 e apoiou Haddad no segundo turno.

Na ocasião, o apoio foi anunciado pelo próprio vice-presidente da República, Michel Temer, e o PMDB divulgou um documento intitulado “Carta de princípios e propostas em defesa de São Paulo”, no qual propunha medidas como a criação de escolas em tempo integral e a ampliação no número de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Chalita e o então candidato do PT assinaram a carta e Haddad prometeu incorporar esse e outros pontos a um eventual governo.

Gabriel Chalita apoiou Haddad com um capital de 833 mil votos obtidos no primeiro turno de 2012 e sua posição foi considerada fundamental na reta final da eleição. O então candidato do PT venceu o tucano José Serra por uma diferença de 679 mil votos.

Durante a montagem do ministério para o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, o nome de Chalita foi citado como um dos cotados para assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia. A pasta, porém, ficou com o ex-ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB).

Segundo o jornal, a ida de Chalita para a Educação será confirmada na segunda-feira (12). O atual secretário é Cesar Callegari, do PSB.

Leia também

Últimas notícias