novo mandato

Atletas protestam contra escolha de George Hilton para Ministério do Esporte

Organização Atletas do Brasil, liderada pelo ex-jogadores Raí e Ana Moser, divulga nota em que condena a escolha 'política' e afirma que presidenta Dilma perde chance de melhorar o esporte

Gabriela Korossy/ Câmara dos Deputados

George Hilton: nome escolhido pela presidenta Dilma para compor ministério desagrada atletas e ex-atletas

São Paulo – A Atletas pelo Brasil, organização sem fins lucrativos liderada, entre outros, pelos ex-jogadores Ana Moser e Raí, e que reúne atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades, divulgou hoje (29) nota em que manifesta desapontamento com a forma de nomeação do novo ministro do Esporte, George Hilton.

“Infelizmente, há anos, o Ministério do Esporte é usado na barganha política”, afirmou a nota. “Não se trata de decidir quem seria a melhor pessoa para ocupar o cargo, mas qual partido o terá de acordo com as alianças e que decidirá a seu bel-prazer quem o representará. Nem mesmo uma familiaridade com o tema é observada, o que traz enormes prejuízos ao esporte e ao País em um setor que está à frente de um enorme investimento com os megaeventos esportivos.”

Para a organização, a nomeação com critério unicamente político, na maior parte das vezes, “traz consigo o aumento da ineficiência de gestão, descontinuidade da política, reinício de convencimentos e processos e tudo isso com custo aos cofres públicos”.

A organização, que tem apoio de nomes como Cafu, Kaká e Fernando Meligeni, entre outros, considera que “às vésperas das Olimpíadas, a presidenta Dilma abriu mão de uma oportunidade de melhorar a gestão do esporte; decepcionou todo um setor de atletas, jornalistas, empresários, organizações, trabalhadores e amantes do esporte em geral”.

“Mesmo assim, seguimos em frente pois acreditamos em um país melhor, mas reiteramos aqui hoje que, como cidadãos e cidadãs brasileiros, nos sentimos envergonhados e desprestigiados, vendo que o esporte no Brasil continua sendo encarado como algo menor”, continuou a manifestação.