Rescaldo

Segunda semana pós-eleições ainda é marcada por clima quente e busca por entendimento

Comentarista político da RBA, Paulo Vannuchi destaca discurso da presidenta Dilma por diálogo e avalia reais condições de Aécio liderar o campo da oposição

Antonio Cruz/Agência Brasil

Presidenta prega diálogo com partidos da base aliada e com a oposição

São Paulo – O cientista político Paulo Vannuchi, em comentário à Rádio Brasil Atual, hoje (7), faz um balanço da segunda semana pós-eleições, ainda marcada por ressentimentos e  expressões de ódio, insuflados inclusive por parte da imprensa. Para o analista, a bronca dos defensores da candidatura que acabou derrotada se dá contra “um projeto político legítimo e vitorioso várias vezes nas urnas”.

O comentarista acredita em um arrefecimento na temperatura do cenário político e destaca o chamamento ao diálogo, feito pela presidenta Dilma no discurso de posse e reiterado nos pronunciamentos dos dias que se seguiram. Para Vannuchi, a presidenta deu passos importantes rumo ao entendimento, nos sucessivos encontros com lideranças políticas, bancadas parlamentares, partidos e governadores eleitos, insistindo no diálogo na busca por consenso, ressaltando que “quem ganha não pode ficar ‘pisando em cima’ de quem perdeu e, muito menos, quem perdeu não pode ficar ressentido ou magoado”.

Segundo ele, a liderança de Aécio Neves como o grande nome da oposição, como tem sido propalado pela imprensa nas últimas semanas, em breve será posta à prova “As reais lideranças maiores do PSDB serão aquelas que seguem dotadas de recursos políticos poderosos, por exemplo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, além de outros nomes, como Beto Richa e Marconi Perillo, governadores do Paraná e de Goiás, respectivamente, e que já sinalizam a necessidade de uma busca de maior sintonia com o governo federal”, frisou.

Vannuchi cobrando também manifestação pública da candidata pelo PSB e derrotada no primeiro turno das eleições, Marina Silva, sobre as manifestações de ultraconservadores recentes, que pedem o afastamento da presidenta e o retorno da ditadura militar.

No plano econômico, chama a atenção para a aprovação pelo Senado de projeto que estabelece a renegociação das dívidas de estados e municípios com a união e afirma que tal medida pode significar o fim da paralisia de investimentos. Para São Paulo, ele observa, representa a possibilidade de se inaugurar “um período de obras estruturais muito importantes”.

Ouça na íntegra o comentário de Paulo Vannuchi para a Rádio Brasil Atual:

Leia também

Últimas notícias