eleições 2014

Propaganda eleitoral gratuita estará em rádio e TV a partir de amanhã

Segundo o comentarista da RBA, Paulo Vannuchi, quadro eleitoral só terá contornos mais claros a partir de setembro

arquivo rba

São Paulo – Começa amanhã (19) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Na visão do cientista político Paulo Vannuchi, comentarista da Rádio Brasil Atual, este é o momento mais importante do processo eleitoral porque garante “equilíbrio de visões sobre os candidatos” nos veículos de mídia tradicional. Ele afirma que o quadro eleitoral só terá contornos mais claros a partir do início de setembro. “As pesquisas daqui a uma semana passarão a ter uma enorme importância porque vão começar a refletir quem está ganhando esse duelo, que é um duelo democrático, garantido por lei, e que, só nesse período eleitoral, consegue um pouco de equilíbrio no rádio e na televisão”, disse o comentarista, em referência à pesquisa de intenções de voto divulgada hoje (18) pelo Datafolha.

O levantamento – primeira pesquisa eleitoral divulgada após a morte de Eduardo Campos, candidato do PSB morto em acidente aéreo – mostra que a entrada de Marina Silva (PSB) na disputa não reduz os votos já destinados à Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). No entanto, a substituta de Campos figura em empate técnico com Aécio e aumenta a chance de que a disputa não se defina no primeiro turno. Dilma tem 36% das intenções de voto, contra 21% de Marina – que herdou, além do eleitorado de Campos, votos nulos, brancos e indecisos – e 20% de Aécio.

“Essa pesquisa está destinada a medir algo de interesse jornalístico, que é a comoção popular. A comoção popular é isso. Hoje, se você perguntar nas ruas se o Eduardo Campos era o seu candidato, eu diria que metade das pessoas vão responder ‘sim, eu ia votar no Eduardo Campos’. Na verdade, ele não chegava a ter 10% das intenções de voto. Uma pesquisa agora tem credibilidade que vale só por um dia, dois, uma semana”, opina o cientista político.

A propaganda eleitoral está dividida em dois blocos diários. Nas rádios, a transmissão irá das 7 horas às 7h25 e das 12 horas à 12h25. Na televisão, o primeiro bloco se inicia às 13 horas e vai até 13h25 e, à noite, a propaganda é retomada das 8h30 até 8h55. Terça-feira, quinta-feira e sábado estão destinados à propaganda de candidatos à presidência e segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira às campanhas estaduais.

Do tempo total de 25 minutos de cada bloco da propaganda política, Dilma terá 11 minutos e 24 segundos por programa, Aécio terá 4 minutos e 35 segundos, e, a provavelmente candidata, Marina Silva terá 2 minutos e 3 segundos. Somados, Aécio e Marina têm 6 minutos e 38 segundos, pouco mais da metade do tempo de Dilma. Haverá ainda 1 minuto para o pastor Everaldo e para o candidato Eduardo Jorge (PV) e 50 segundos para Luciana Genro (Psol) e para José Maria Eymael (PSDC). No último bloco, Levy Fidelix (PRTB), José Maria (PSTU), o Mauro Iasi (PCB) e o Rui Costa Pimenta (PCO) terão 45 segundos.