Eleições 2014

Em São Paulo, Alckmin segue na frente; no Rio, Garotinho cresce

Atual governador paulista aparece com 50% das intenções de voto. Skaf subiu para 20% e Padilha mantém 5%

edson silva/folhapress/arquivo rba

Em simulação de segundo turno, Alckmin teria 55% e Skaf, 28%

São Paulo – Segundo pesquisa do Ibope, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição, continua com 50% das intenções de voto. Presidente licenciado da Fiesp, Paulo Skaf, do PMDB, chegou a 20% (estava com 11%), enquanto o ex-ministro Alexandre Padilha (PT) está com os mesmos 5%. Entre os demais candidatos, Gilberto Natalini (PV), Láercio Benko (PHS) e Raimundo Sena (PCO) têm 1% cada. Gilberto Maringoni (Psol), Wagner Farias (PCB) e Walter Ciglioni (PRTB) não pontuaram. Votos em branco ou nulos passaram de 15% para 10%, e 11% não souberam ou não quiseram responder – eram 14% na pesquisa anterior, em 30 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em simulação de segundo turno, Alckmin teria 55% e Skaf, 28%. Outros 9% votariam nulo ou em branco, enquanto 9% estão indecisos.

Ainda segundo o Ibope, 41% avaliaram o governo Alckmin como “ótimo” ou “bom”. Para 36%, a gestão é “regular”, e 19% consideram “ruim” ou “péssima”.

O instituto também ouviu eleitores sobre intenções de voto para o Senado. O ex-governador José Serra (PSDB) aparece com 33%, ante 24% do senador Eduardo Suplicy (PT), 7% para o ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab (PSD) e 2% para Ana Luiza (PSTU). Fernando Lucas (PRP), Juraci Garcia (PCO), Kaka Wera (PV) , Marlene Campos Machado (PTB) e Senador Fláquer (PRTB) têm 1% cada. Edmilson Costa (PCB) e Genildo Moreira (PSB) não pontuaram.

Foram entrevistados 1.512 eleitores em 79 municípios, de sábado (23) até hoje (26). Encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-00017/2014.

Rio

O Ibope também divulgou pesquisa para o governo do Rio de Janeiro, mostrando o deputado e ex-governador Anthony Garotinho (PR) à frente, com 28% das intenções de voto. Ele ganhou sete pontos em relação à pesquisa anterior, de 30 de julho. O atual governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), tem 18% (tinha 15%), o senador Marcelo Crivella (PRB) aparece com 16% (sem alteração), e o também senador Lindberg Farias, com 12% (tinha 11%). Depois vêm Tarcísio Motta (Psol), com 3%, Dayse Oliveira (PSTU) e Ney Nunes (PCB), os dois últimos com 1% cada.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Votos em branco ou nulos correspondem a 15%, enquanto 6% não souberam ou não quiseram responder.

Foram feitas três simulações de segundo turno: na primeira, Garotinho (34%) e Crivella (33%) aparecem praticamente empatados. Em outra, o candidato do PR teria 38% e o do PMDB, 31%. Por fim, em um confronto entre Garotinho e Lindberg, o ex-governador receberia 37% dos votos e o petista, 29%.

Leia também

Últimas notícias