Alvo

Comissão da Verdade do Rio suspeita que ditadura planejava morte de Glauber Rocha

A presidenta da Comissão, Nadine Borges, destacou que os documentos contêm marcas que expressam a intenção dos militares de eliminar o cineasta

Tânia Rêgo/Abr

Agente da repressão que atuou na época informou que era hábito escrever à mão um indicativo de ordem, como a palavra ‘morto’ para quem estava marcado para morrer

Rio de Janeiro – Acusado de “difundir calúnias” contra a ditadura civil-militar no Brasil e classificado como “um dos líderes da esquerda no cinema”, sendo o que “mais atuava na campanha contra o país, na Europa”, o cineasta Glauber Rocha foi vítima de espionagem e perseguição pela ditadura. Neste sábado (16), a Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro revelou documentos produzidos pelas Forças Armadas contra o diretor.

A entrega do dossiê militar à família foi feita no Parque Lage, na zona sul do Rio, com uma série de atividades que marcaram os 50 anos do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, completados no último dia 10. Oficialmente, Glauber morreu de septicemia, uma infecção, no ano de 1981.

Produzidos pelo Serviço Nacional de Informação (SNI), os documentos compilam atividades do cineasta, declarações dadas aos jornais fora do país e lista artistas ligados a Glauber que criticavam o regime militar, como o cineasta Luiz Carlos Barreto, apontado como “porta-voz da esquerda cinematográfica nacional.”

Um dos documentos lembra que Glauber foi preso por ter vaiado o presidente Castelo Branco, em 1965, e acusa o diretor de ter “difundido calúnias” ao denunciar, a jornais ingleses, torturas e perseguições no Brasil pela ditadura.

O ator Othon Bastos, um dos personagens principais do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol é mencionado no dossiê do SNI com o favorito de Glauber e citado por “conhecido envolvimento político e ideológico”. Presente ao evento na Comissão da Verdade, Bastos disse que ficou surpreso com a revelação. “São tantas pessoas famosas aqui e estou entre um dele. Eu não sabia de nada.”

A presidenta da Comissão Estadual da Verdade, Nadine Borges, destacou que os documentos encontrados no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro contêm marcas que expressam a intenção dos militares de eliminar Glauber. Ela se referia as palavras “morto”, escrito a lápis, no alto do dossiê, na primeira página. “Recebemos a informação de um agente da repressão que atuou na época, de que, em geral, era hábito escrever à mão um indicativo de ordem. Então, isso nos faz pensar que ele estava marcado para morrer. Por sorte, ele se exilou antes”, comentou. Ela cobra que o general José Antonio Nogueira Belham, que assina um dos documentos, preste depoimento para esclarecer esse e outros casos.

Durante a revelação dos documentos, o cineasta Zelito Viana, parceiro de Glauber no filme o Dragão da Maldade, que venceu o Festival de Cinema de Cannes, e Terra em Transe, que concorreu no mesmo festival poucos anos antes, lembra os tempos difíceis da ditadura. “Viver era arriscado no Brasil”, ressaltou. Ele levou Terra em Transe clandestinamente para participar do festival no França.

Amigo pessoal, Silvio Tendler destacou que a perseguição  Glauber, que se exilou em 1971, e às pessoas que contestavam o regime prejudicou o Brasil. “Aliás, prejudicou os artistas, os estudantes, os sindicalistas. A ditadura foi um preço muito alto para Nação. Sou de uma geração que desaprendeu a falar e estamos aprendendo a falar depois de velhos. Antes, era tudo proibido.”

Tendler lembrou também que Glauber foi um artista brilhante, mas não o único alvo da ditadura. “Eu e muito outros fomos perseguidos, como Joaquim Pedro de Andrade, que foi preso, e Olney São Paulo, barbaramente torturado.”

No dossiê, estão transcritos ainda trechos de artigos de Glauber. “O cinema não será, para nós, uma máscara, porque o cinema não faz revolução.O cinema é um dos instrumentos revolucionários e, para isto, deve(-se) criar uma linguagem latino-americana, libertária e reveladoar”, disse à revista Cine Cubano, em 1971, segundo o SNI.

Leia também

Últimas notícias