Paulo Vannuchi

Datafolha revela que população superou distorções ‘criminosas’ da mídia

Para cientista político, imprensa partidarizada criou imagem pessimista e distorcida de incapacidade do país, num ambiente em que até os estrangeiros saem impressionados com sucesso do Brasil

Vannuchi considera que a mídia criou uma imagem negativa sobre a realização da Copa no país

São Paulo – Para o analista político Paulo Vannuchi, uma resposta que não está destacada pelos números da última pesquisa Datafolha, divulgada ontem (3), é que o Brasil superou um noticiário partidarizado e distorcido, dirigido a formar opiniões negativas contra o governo e contra o país.

A pesquisa do Datafolha revela que mesmo entre os eleitores do Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), 60% afirmam que a organização do mundial no Brasil provoca orgulho e 65% disseram que os protestos durante a Copa dão vergonha. Além disso, entre esses mesmos entrevistados, 76% reprovaram a atitude dos torcedores brasileiros que xingaram a presidenta na estreia do mundial, em São Paulo, no estádio do Itaquerão.

Segundo Vannuchi, o crescimento das intenções de voto para Dilma, sobretudo o crescimento da resposta espontânea, de 19% para 26%, reflete o bom momento, de superação do mau humor e da sensação de incapacidade do Brasil de sediar o Mundial. “A capacidade do Brasil transformou a imagem negativa que a mídia criou.” A reportagem sobre o tema foi ao ar na edição de ontem (3), do Seu Jornal, da TVT.

De acordo com a pesquisa, em um mês, a intenção de voto para Dilma foi de 34%  para 38%. “E não houve mudanças na economia, não houve programa de rádio ou televisão para impactar”, avalia. O analista observa que a mídia havia criado uma imagem pessimista, até “criminosa”, mas que com a realização do evento funcionando “muito bem” o orgulho de brasileiro aumentou. Vannuchi revela ainda que o Instituto Vox Populi deve divulgar em breve pesquisa em que a situação da presidenta é até melhor.

Assista à reportagem da TVT:


Leia também

Últimas notícias