Construção de Aeroporto

Denúncia contra Aécio é ‘plano de credibilidade’ da Folha, diz Vannuchi

Cientista político diz que reportagem publicada no domingo (20) é só uma ação que o jornal faz quando o leitor 'começa a desconfiar' da credibilidade do veículo

agência senado

Em sua defesa, Aécio alega que as terras utilizadas para construção do aeroporto não são privadas

São Paulo – Para o analista político Paulo Vannuchi, a reportagem publicada na Folha de São Paulo, neste domingo (20), denunciando a construção de um aeroporto, em Minas Gerais, no terreno da família de Aécio Neves (PSDB), durante o governo do atual candidato a presidente no estado, é um passo para construir um “plano de credibilidade”. “Esporadicamente, a Folha realiza matérias como essa e constrói o seu plano de credibilidade”, afirma, em comentário feito hoje (21), para a Rádio Brasil Atual.

“É um respiro que ela (Folha) faz na hora em que o leitor começa a desconfiar, ‘olha, esse jornal só fala mal da Dilma’, e perde a confiança.” O cientista político aponta que os jornais pesquisam a opinião dos assinantes. “A Folha fica bem quando faz uma matéria de domingo contra o Aécio, porque ela pode argumentar que ninguém pode acusá-la de ser tendenciosa”, considera.

Ao analisar a mídia tradicional de modo geral, Vannuchi aponta que os veículos tentam criar para as eleições o mesmo clima de pessimismo que foi construído em relação à realização da Copa do Mundo. “Foi um sentimento falso e distorcido. Finalmente, destruído pelo sucesso da Copa em todos os sentidos”, garante.

O cientista político indica ainda que o jornal O Globo, do Rio de Janeiro, no mesmo dia em que aFolha criticou Aécio, fez uma matéria baseada em uma pesquisa nacional para acusar membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) de corrupção. “O que leva O Globo a fazer isso? Porque em São  Paulo há um escândalo do conselheiro Robson Marinho, uma pessoa de alta importância na hierarquia política tucana, que está envolvido até o pescoço em denuncias, inclusive na Suíça, de corrupção”, pontua.

Para Vannuchi, a estratégia do jornal carioca foi a da “diluição” no sentido de demonstrar que Marinho não é o único envolvido em processos de corrupção.

Ouça o comentário completo na Rádio Brasil Atual:

Leia também

Últimas notícias