eleições 2014

Datafolha indica crescimento de Dilma, mas ainda com segundo turno

Instituto mostra que candidatura da presidenta à reeleição teve maior crescimento entre os principais candidatos

R. Stuckert Fº /PR

Dilma volta a subir em pesquisa Datafolha, mas eleição deve ir para o segundo turno

São Paulo – Nova pesquisa de intenções de voto para a Presidência da República divulgada hoje (3) pelo Datafolha mostra Dilma Rousseff (PT) de volta ao patamar indicado pelo mesmo instituto no levantamento de maio (39%). Segundo o instituto, a presidenta teve agora 38% das intenções de voto, depois de receber 34% da preferência do eleitorado em junho.

Em oito pesquisas realizadas pelo Ibope e pelo Datafolha desde abril, Dilma mantém-se entre 37% e 39% – exceção feita aos resultados de junho passado. Por conta daquele percentual, a presidenta registrou a maior variação positiva entre os principais candidatos. Aécio Neves foi de 19% para 20%, enquanto Eduardo Campos subiu de 7% para 9%. O Pastor Everaldo estacionou, segundo o Datafolha, em 4% das intenções de voto.

Na pesquisa espontânea – em que o entrevistado responde sem ler uma lista de candidatos – Dilma saltou de 19% para 25% dos votos.

Com os resultados, fica mantida a possibilidade de a eleição de outubro ir para o segundo turno, uma vez que Dilma não chegaria a metade mais um do total de votos válidos.

Otimismo

O mesmo levantamento questionou eleitores sobre suas expectativas em relação à economia do país, que mostraram reversão positiva, em relação a estudos anteriores. O medo do desemprego, por exemplo, recuou de 48% para 43%; os que acham que o poder de compra de salário vai melhorar subiram de 27% para 32% e que a economia do país, de forma geral, vai melhorar, é compartilhada por 30% dos entrevistados, ante 26% em junho. Otimistas com a própria situação econômica são 48% – eram 43% no mês passado.

A pesquisa foi realizada entre terça e quarta-feiras (1º e  2), com 2.857 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


Leia também

Últimas notícias