Moderno?

Com discurso de ‘século 21’, PV confirma candidatura a presidente

Ex-petista, Eduardo Jorge é aliado costumeiro do PSDB desde 2005; agora, discurso é de que 'partidos grandes estão no século 20'

Eduardo Jorge é aliado de tucanos há 9 anos, principalmente em São Paulo

São Paulo – O Partido Verde (PV) definiu neste sábado (14), na convenção nacional realizada na sede da legenda, em Brasília, o médico e ex-deputado federal Eduardo Jorge como candidato na eleição deste ano para presidente da República. A atual vice-prefeita da Bahia, Célia Sacramento, também do PV, complementa a “chapa pura” como vice. Ex-petista, o candidato hoje verde é aliado costumeiro do PSDB desde 2005, mas trouxe um discurso que busca marcar o PV como mais “moderno” que PT, PSDB e PSB que, na opinião dele, são os “três partidos grandes.”

“O PV é um partido do século 21. Os três partidos grandes [PT, PSDB e PSB] ainda estão no século 20. Eles continuam ligados naquele velho sistema capitalista e socialista, em que a questão do meio ambiente é considerada uma coisa secundária, quando não desprezível”, disse Jorge. O partido terá cerca de um minuto de tempo na televisão.

Como principais pontos do programa de governo, Eduardo Jorge disse que o partido propõe o debate sobre a reforma política – com adoção do parlamentarismo, o sistema de voto distrital misto e facultativo – implantação de políticas de desenvolvimento sustentável focadas na expansão da energia eólica e mudanças na condução da economia.

“Não podemos ficar como hoje, com o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] e uma posição economicista, como uma verdadeira religião. Queremos que o critério da evolução econômica seja mais diversificado. Com a defesa do crescimento, mas qualificado, não um crescimento com bens e incentivo ao setor automobilístico. Um crescimento com produtos limpos”, disse Jorge.

Com informações da Agência Brasil