eleições 2014

Ibope registra alta de Dilma e de adversários. Chance de segundo turno aumenta

Dilma vai a 40% das intenções de voto, enquanto demais candidatos somam 37%. Divulgação do resultado foi antecipado depois de vazamento à imprensa

Jorge Araújo/Folhapress/Arquivo RBA

Dilma Rousseff ainda pode vencer no primeiro turno, mas distância para a oposição diminui, diz Ibope

São Paulo – Nova pesquisa eleitoral Ibope divulgada hoje (22) mostra que a presidenta Dilma Rousseff (PT) voltou a crescer na liderança pela corrida presidencial, ao mesmo tempo em que Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) também registraram melhora em seus índices. Pelos números, a eleição ainda pode ser definida em primeiro turno, mas a distância entre a presidenta e os demais candidatos somados diminuiu nove pontos percentuais.

Dilma aparecia com 37% das intenções de voto no estudo anterior do Ibope (em abril) e aparece agora com 40%. Aécio foi de 14% para 20% e Campos, 6% para 11%. Os demais candidatos, somados, chegam a 6%.  Com isso, a vantagem da presidenta sobre a soma dos votos de todos os adversários caiu de 13 pontos porcentuais para quatro, em relação à pesquisa do mês passado.

No levantamento atual, o total de votos brancos e nulos chegou a 14% e o de indecisos, 10%. No anterior, foram 24% e 13% respectivamente.

Cenários

Segundo o Ibope, se apenas Dilma, Aécio e Campos disputassem a eleição, a presidenta receberia 39% dos votos,  Aécio teria  17% e Campos, 11%. Brancos e nulos somariam 21% –  11% não souberam ou não responderam.

Num cenário em que o nome de Lula substitui o de Dilma, mas apenas com o tucano e o socialista na disputa, o ex-presidente aparece com 46% das intenções de voto. Aécio soma 16% e Campos, 9%. Brancos e nulos somam 20% e indecisos, 9%.

O Ibope havia anunciado a divulgação dos resultados somente para a noite de hoje, mas antecipou, depois que parte dos números vazou para a imprensa. Segundo o presidente do instituto, Carlos Augusto Montenegro, a medida foi tomada para evitar que fosse acusado de permitir que a pesquisa fosse usada por especuladores.

A pesquisa foi feita entre os últimos dias 15 e 19 de com 2.002 pessoas em 140 municípios. No Tribunal Superior Eleitoral, foi registrada no dia 17, sob o protocolo BR-00120/2014.

Leia também

Últimas notícias