guarulhos

Em novo terminal de passageiros, Dilma comemora avanço do setor aéreo

Terminal tem capacidade inicial para a circulação de 12 milhões de pessoas por ano. Na primeira fase de obras, é totalmente voltado para voos internacionais

roberto stuckert filho/pr

Dilma: “Estamos perto da Copa do Mundo, e tenho certeza que o terminal será um grande cartão de visitas”

São Paulo – A presidenta Dilma disse hoje (20) que passou o dia em compromissos ligados à aviação, e que isso representa um momento especial. Segundo ela, o país começa a colher os frutos de todo o investimento feito na área. Ao inaugurar o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, comentou: “Sabemos que valeu a pena quando vemos uma obra dessa envergadura sendo entregue. Já se passaram quase três décadas desde que a primeira aeronave pousou aqui em Guarulhos e hoje fiquei perplexa, porque em 1985 o movimento era pequeno e hoje vi que algo diferenciado está acontecendo”.

O terminal tem capacidade inicial para a circulação de 12 milhões de pessoas por ano. Na primeira fase de obras, é totalmente voltado para voos internacionais. A obra feita no Terminal 3 pela concessionária GRU Airport demorou um ano e nove meses para ser finalizada, depois da assinatura do contrato de concessão pelo grupo. Em outubro deste ano, o consórcio começa o projeto de modernização dos terminais 1 e 2, com previsão de duração de 18 meses e entrega no primeiro semestre de 2016.

Dilma classificou o aeroporto como o maior do Hemisfério Sul. “Esse aeroporto, desde que foi inaugurado, se tornou o maior do Brasil e da América Latina e o maior do Hemisfério Sul. Tornou-se não só o local importante para os milhões que passaram a andar de avião, mas também para todos aqueles que nos visitam. Estamos perto da Copa do Mundo, e tenho certeza que ele será um grande cartão de visitas que o Brasil apresenta para nossos visitantes”, comentou.

Inclusão

A presidenta lembrou que, no começo da década passada, pouco mais de 30 milhões de brasileiros viajavam de avião e que hoje são 111 milhões. Por isso, destacou que haverá inúmeros desafios para dar conforto à população que mudou de patamar econômico e passou a ter acesso ao avião como meio de transporte.

“Vamos construir 270 aeroportos regionais. Precisamos de voos inter-regionais. O governo, além de fazer a concessão dos principais aeroportos à iniciativa privada, também tomou a iniciativa de construir aeroportos regionais para assegurar que o Brasil tenha um aeroporto a até 100 quilômetros das cidades médias”, disse.

Segundo Dilma, em São Paulo, 19 aeroportos regionais receberão investimentos e incentivos como isenção total de tarifas aeroportuárias e concessão de subsídio para passagens aéreas, para garantir a regularidade dos voos.

Com informações do Blog do Planalto e da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias