Disputa

Com Aécio e ‘Dilma de mentira’, Força Sindical promove ato contra o governo

Em tom agressivo, Paulinho da Força, presidente licenciado da central, anuncia 'presidenta mais feia que o diabo', pede 'banana' para Dilma, dizendo que deveria ser presa. Aécio e Campos marcam o ato

Luiz Guarnieri/Brazil Photo Press/Folhapress

Aécio ao lado de humorista fazendo as vezes de Dilma: tom exagerado, na visão do ministro do Trabalho

São Paulo – Entre shows de bandas populares, sorteio de automóveis e apartamentos, a Força Sindical realizou um ato político agressivo contra o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT) neste 1º de Maio. O presidente licenciado da central, deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade), abriu o discurso conclamando o público a discordar da mensagem transmitida ontem em cadeia nacional de TV e rádio pela presidenta. “Quem aqui acha que a inflação subiu? Quem acha que o desemprego subiu? Quem acha que o salário caiu?”, perguntou. Ao lado do senador Aécio Neves (PSDB), que recebeu a promessa de apoio incondicional de Paulinho para a campanha presidencial, chamou ao palco um humorista do programa Pânico, da TV Bandeirantes, caracterizado como a presidenta.

“Todos os anos, nós convidamos todos os candidatos a presidente para o palco. Neste ano, só teve coragem o Aécio, que não mandou representante. Veio ele mesmo. Quer dizer, a Dilma também veio, mais feia que o diabo”, anunciou. “Vocês viram a banana que jogaram no Daniel Alves? Quem merece uma banana é ela. Quem aí sabe fazer o gesto da banana? Vamos dar uma banana para a Dilma”, completou. Na sequência, Aécio, tomando o microfone, empurrou para longe a imitação da presidenta. “Já era. Aqui você não volta mais”, afirmou.

Paulinho e Aécio revezaram-se, ainda, em críticas ao reajuste de 10% no Bolsa-Família anunciado pela presidenta e reforçaram o discurso crítico à compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras, que é investigada pela Polícia Federal. “Ontem, ela foi à TV para apresentar medidas eleitoreiras, mas não vai adiantar”, disse Aécio. “A Dilma deveria é estar na Papuda, junto com os outros, pelo que fez com a Petrobras. Destruiu a maior empresa do Brasil”, completou Paulinho. Eduardo Campos (PSB), também pré-candidato à Presidência, chegou atrasado e interrompeu o show da banda Pixote para fazer a apresentação, e foi convidado por Paulinho a repetir o gesto de dar uma banana à presidenta Dilma.

O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), líder peemedebista na Câmara, também subiu ao palco e, ao lado de Roberto Freire (PPS), prometeu auxiliar Paulinho na aprovação de projetos de lei no Congresso, em especial o que torna permanente a fórmula de reajuste do salário mínimo adotado pelo governo Lula e mantido por Dilma até 2023.

A encenação causou constrangimento entre sindicalistas da própria Força Sindical que não migraram para o Solidariedade, partido criado em setembro passado por Paulinho para oficializar-se na oposição aos governos do PT – historicamente, a Força Sindical é ligada ao PDT, partido fundado na década de 1980 por Leonel Brizola, e que segue na base governista. Até o ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT), criticou o exagero. “Exageraram demais, né? Mas é bom que continuem assim, porque mentem e vão perder as eleições. Temos o menor desemprego do mundo, geramos 21 milhões de empregos nos últimos 10 anos, mesmo com a crise econômica mundial”, afirmou. “Faz parte do jogo democrático, a Força Sindical é bastante heterogênea”, ressaltou.

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e que falou em nome da presidenta Dilma à população, também minimizou as críticas. “Com muita segurança, olhando nos olhos de todos vocês, podemos garantir que seguiremos lutando pelos trabalhadores. Nós estamos na luta todos os anos. Não apenas a cada quatro anos, como eles. Quem queria privatizar a Petrobras foi Fernando Henrique Cardoso. Quem chamou os aposentados de vagabundos foi Fernando Henrique Cardoso. Quem causou arrocho salarial dos trabalhadores foi Fernando Henrique Cardoso. E ele quer voltar na figura do Aécio”, rebateu.

Leia também

Últimas notícias