vox populi

Eleições: 55% dos eleitores decidiram voto para presidente

Pesquisa encomendada pela CartaCapital mostra que mais da metade dos brasileiros decidiu candidato a presidente. Dilma lidera intenção de votos com 40%, contra 16% de Aécio e 8% de Campos

Dilma enfrenta o cenário mais difícil no Sudeste, onde tem 31% das intenções de voto, contra 23% de Aécio e 7% de Campos

São Paulo – De acordo com a pesquisa Vox Populi/Carta Capital, publicada na edição desta quinta-feira (17) da revista, 55% dos eleitores já decidiram em quem pretendem votar para presidente nas eleições de outubro deste ano, a cerca de dois meses do início oficial da campanha eleitoral. O índice varia conforme a região, o sexo, a idade e a escolaridade. No Nordeste, onde a presidenta Dilma Rousseff apresenta a maior vantagem em relação aos adversários, 63% dos eleitores afirmam estar decididos, ante 40% do Norte, 54% no Sudeste e 58% no Sul.

A pesquisa mostra que Dilma tem 40% das intenções de voto, contra 16% do senador Aécio Neves (PSDB) e 8% do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). No Nordeste, porém, Dilma chega a 55% das intenções de voto, contra 11% de Campos e 6% de Aécio. A presidenta enfrenta o cenário mais difícil no Sudeste, onde tem 31% das intenções de voto, contra 23% de Aécio, 7% de Campos e 2% do pastor Everaldo (PSC), pré-candidato da bancada evangélica no Congresso. O Sudeste apresenta, ainda, a maior inclinação ao voto branco ou nulo, com a preferência de 18% dos eleitores.

Dilma mantém-se a frente nas pesquisas eleitorais apesar da piora dos índices de popularidade e aprovação do governo. De acordo com o Vox Populi, 28% dos brasileiros consideram o desempenho da presidenta ruim, um aumento de oito pontos percentuais em relação ao último levantamento, de fevereiro. Outros 39% consideram o desempenho de Dilma regular, e 32% a avaliam positivamente. Em fevereiro, 43% avaliavam como regular o trabalho da presidenta e 34% consideravam o desempenho bom.

A impressão do eleitor sobre Dilma e o governo acompanha a divisão geográfica das intenções de voto, que aponta cenário mais positivo para o PT no Norte e Nordeste do país, e mais hostil no Sul e no Sudeste. Além disso, mostra que Dilma e o governo tem avaliação melhor entre os mais pobres e com menor grau de instrução, e encontram a oposição de setores mais instruídos e ricos. A avaliação positiva da presidenta é maior entre eleitores do Nordeste (43%), maduros (40%), que estudaram até o ensino fundamental (40%), e com renda inferior a dois salários mínimos (40%). Já a avaliação negativa é maior entre quem mora no Sudeste (35%), é jovem ou adulto (29%), tem ensino superior (44%) e ganha mais de cinco salários mínimos (42%).

Na opinião de Marcos Coimbra, diretor do instituto de pesquisa, o fato de que a presidenta se mantém estável nas intenções de voto, mesmo em um cenário de crescente “mau humor” dos eleitores, alimentado, também, por um noticiário predominantemente negativo em relação ao governo, é bom sinal para o governo petista. “A ‘inflação sem controle’, o apagão elétrico e hídrico, o ‘escândalo’ da refinaria de Pasadena, o rebaixamento da nota atribuída à economia brasileira por uma agência de classificação de risco, os problemas na saúde, educação, segurança e em todo e qualquer setor e as atividades suspeitas de políticos governistas foram e continuam a ser apresentados ao país como responsabilidade pessoal de Dilma Rousseff. Assistir a tudo sem perder intenções de voto é algo que, para Dilma, só pode ser considerado bom”, escreve, em sua coluna na Carta Capital.

O Vox Populi ouviu 2.200 eleitores em 161 municípios, entre os dias 6 e 8. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Copa do Mundo

O instituto também captou que o sentimento do eleitorado em relação à realização da Copa do Mundo no país, megaevento cuja realização promete interferir diretamente na disputa eleitoral, segue a mesma tendência. O número de quem desaprova o Mundial subiu de 39% para 44%, entre fevereiro e abril. Para 10%, a realização ou não dos jogos é indiferente. O Nordeste é a região onde se concentra o maior índice de entusiastas: 58%, contra 40% no Sudeste. Os apoiadores do evento são, em geral, homens (50%), jovens (50%), que estudaram até o ensino fundamental (47%) e com rendimento inferior a dois salários mínimos (50%).

 


Leia também

Últimas notícias