Gestão pública

Ex-presidente da CUT assume Secretaria de Trabalho de Haddad na semana que vem

Filiado ao PT, Artur Henrique ocupará vaga que era do vereador Eliseu Gabriel, do PSB

Wilson Dias / Arquivo ABr

O novo titular da Secretaria Municipal de Trabalho de São Paulo, Artur Henrique, que foi presidente da CUT

São Paulo – O ex-presidente da CUT (2006-2012) Artur Henrique, 52 anos, assumirá na semana que vem a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo. Filiado ao PT, ele ocupará a vaga que foi de Eliseu Gabriel, vereador pelo PSB. A posse está marcada para segunda-feira (17), em  horário a ser confirmado.

Após dois mandatos à frente da CUT, o dirigente ocupava a Secretaria de Relações Internacionais adjunta da entidade. Também era responsável pelo Instituto de Cooperação Internacional criada pela CUT e membro do Conselho Executivo da Central Sindical das Américas (CSA).

Artur Henrique da Silva Santos, que completará 53 anos em junho, é paulistano da Vila Pompeia, bairro da zona oeste. O pai tinha uma papelaria e a mãe era trabalhadora doméstica. A formação universitária foi em Campinas, no interior, para onde a família se mudou em 1979. Fez concurso e entrou na Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), na época uma estatal, como eletrotécnico. Tornou-se dirigente sindical em 1987 (no atual Sinergia), na mesma época em que começou a estudar Sociologia na PUC.

De 2000 a 2003, Artur Henrique foi diretor da CUT de São Paulo. Chegou à CUT nacional em 2003.