'pobres de espírito'

Vereador tucano sai em defesa da elite paulistana e rebate crítica de Haddad

Matarazzo afirma que declaração do prefeito de que alguns setores são 'pobres de espírito' é uma autocrítica. Líder do governo rebate e diz que 'elite burra' derrubou correção de IPTU, prejudicando a cidade

Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Ex-secretário de Kassab (ao fundo), Matarazzo não gostou da crítica do prefeito aos mais ricos

São Paulo – O vereador de São Paulo Andrea Matarazzo (PSDB) defendou hoje (12) as elites paulistanas durante a sessão plenária na Câmara Municipal. A manifestação do ex-secretário das administrações José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD) seria uma resposta ao prefeito Fernando Haddad (PT), que ontem criticou os setores mais ricos da sociedade em entrevista à BBC Brasil, classificando-os como “pobres de espírito” e “míopes”.

Matarazzo, um dos principais opositores do petista, ironizou afirmando que o prefeito fazia uma “autocrítica”, já que “faz parte de todas as elites”. O tucano ponderou acreditar que Haddad não queria “ofender” ninguém, mas que é necessário tomar cuidado com as declarações “porque graças à elite econômica a cidade tem recursos para investir e tocar o dia a dia”.

A crítica de Haddad tomava como base o que ele classifica como dificuldade da elite de pensar na cidade. “Hoje, infelizmente, nós temos um poder econômico amesquinhado e empobrecido do ponto de vista espiritual, mas muito mais rico do ponto de vista material.” Não é a primeira vez que o prefeito critica o que ele classifica como “donos da cidade”. No ano passado, ele sofreu uma derrota para o PSDB de Matarazzo e para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que conseguiram derrubar na Justiça a lei que garantiria reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O projeto enviado à Câmara Municipal previa reajuste mais alto em imóveis maiores e localizados em áreas valorizadas, e correção abaixo da inflação ou redução de valor em regiões periféricas.

O protesto de Matarazzo, apoiado pelo vereador Ricardo Young (PPS), motivou o líder do Governo na Casa, Arselino Tatto, a reforçar a crítica do prefeito. “Vários paulistanos pagariam menos IPTU e essa elite burra entrou na Justiça. E, hoje, com a correção, a periferia está pagando mais do que estaria pagando antes. Essa mesma elite que não faz um esforço sequer para convencer deputados e senadores da bancada paulista – com exceção de alguns que já queriam, como os do PT –, para que se renegocie a dívida da cidade”, disse. “É dessa elite que Fernando Haddad estava falando, e essa elite, infelizmente, existe.”

Leia também

Últimas notícias