caso mensalão

Ex-deputado Roberto Jefferson se entrega à PF e vai para a prisão

Ele foi o autor das denúncias que levaram à Ação Penal 470 e esperava o mandado em sua casa, no interior do Rio de Janeiro

Daniel Marenco/Folhapress

Roberto Jefferson, em sua casa, aguarda chegada do mandado de prisão por sua condenação na AP 470

Rio de Janeiro – O ex-deputado federal Roberto Jefferson se entregou à Polícia Federal na manhã de hoje (24), em casa, na localidade de Comendador Levy Gasparian, no interior do estado do Rio. Na última sexta-feira (21), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, havia determinado prisão de Jefferson, condenado na Ação Penal 470, o chamado mensalão, a sete anos e 11 dias de prisão em regime semiaberto.

Jefferson será levado para a Superintendência da Polícia Federal no centro da cidade do Rio. A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) informou que aguarda a documentação do preso para encaminhá-lo a uma unidade prisional do estado.

Por meio de conta na rede social Twitter, a PF confirmou que recebeu o mandado de prisão do ex-deputado. Os policiais estavam no município de Levy Gasparian, no sul fluminense, desde a última semana esperando o envio do documento pelo STF. O pedido de prisão domiciliar, solicitado pela defesa, em função de problemas de saúde, foi negado pela Justiça.

Na decisão, o presidente do STF, o ministro Joaquim Barbosa, que ouviu os responsáveis pelo sistema prisional no Rio de Janeiro, alegou que é possível oferecer ao réu tratamento médico prescrito dentro da penitenciária. Para justificar o pedido de prisão domiciliar, a defesa do ex-deputado apresentou a dieta nutricional que Jefferson deve seguir.

O ex-deputado condenado no processo do mensalão também foi avaliado por uma junta médica do Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde já faz tratamento. Em dezembro de 2013, os médicos afirmaram que o estado de saúde do condenado não exigia cuidados em casa. Os especialistas explicaram que o ex-deputado deve tomar os remédios regulares e seguir uma rigorasa dieta.

Leia também

Últimas notícias