PAC 2

Em Minas, Dilma entrega máquinas agrícolas a cidades que ‘precisam mais’

Segundo presidenta, municípios escolhidos são os que têm até 50 mil habitantes e critério político-partidário não foi considerado: 'Não quero saber onde o prefeito tem o seu coração político'

Roberto Stuckert Filho/PR

Presidenta disse em Minas que os municípios com até 50 mil habitantes são 90% do total do país

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (17), em Governador Valadares (MG), a entrega de 92 máquinas agrícolas doadas pelo governo federal a municípios mineiros com até 50 mil habitantes por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). No discurso, Dilma afirmou que o critério para a escolha do perfil das cidades que receberão os equipamentos é a das “que precisam mais” e que a doação obedece a um “espírito de parceria republicano”. “Não quero saber onde o prefeito tem o seu coração político. Não interessa o partido, eles têm direito às máquinas”, disse.

A presidenta ressaltou que os municípios com até 50 mil habitantes são 5.061 e representam 90% do total das 5.561 cidades do país. Os 92 contemplados no anúncio de hoje receberão 36 motoniveladoras e 56 pás carregadeiras. No total, o programa prevê 18 mil máquinas para os municípios com esse perfil.

No contrato, está previsto que os fornecedores oferecerão capacitação para os operadores das máquinas e 2.500 horas/máquinas de garantia. Os equipamentos se destinam à manutenção de estradas vicinais. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, alertou que os prefeitos devem estar atentos para desvios da finalidade. “As máquinas são para o cuidado de estradas vicinais. Se sofrerem pressão, não permitam o uso das máquinas em propriedades privadas.”

Dilma disse que as estadas vicinais são estratégicas para o escoamento da produção agrícola e de carne bovina, ovina e avícola. “São mais importantes do que as BRs e as estaduais, porque além da produção passam ambulâncias, ônibus de escola, brasileiros e brasileiras.”

Ela pediu aos prefeitos cujas cidades receberão as máquinas para ficarem atentos ao prazo estabelecido. As empresas têm até 15 de junho “de tolerância” para entregar os equipamentos.

Para ilustrar o critério segundo o qual as cidades que constam da lista de doação são as quem mais precisam, Dilma disse que, dos 92 municípios mineiros contemplados, 63 pediram 88 médicos ao programa Mais Médicos. “Em 34 desses 63 municípios, 45 médicos já estão trabalhando.”

Pronatec

Mais cedo, pela manhã, a presidenta participou em Governador Valadares de cerimônia de formatura de 1.254 alunos do Pronatec, como parte do programa Brasil Sem Miséria.

Em todo o país, os cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria matricularam 900 mil alunos em 2013, segundo o Ministério da Educação. O programa ofereceu 541 diferentes cursos em 2.554 municípios. Em Minas Gerais, as matrículas foram 89,2 mil em 389 municípios.