Trânsito

Expansão do rodízio em São Paulo começa em abril, ainda sem multas

Secretaria de Transportes vai incluir 371 quilômetros de vias no rodízio de veículos; condutor terá período de 'aprendizado' antes do início da aplicação de multas

Divulgação/ epSos.de

Prefeitura quer combater congestionamento na cidade restringindo veículos desde os bairros

São Paulo – A prefeitura de São Paulo vai ampliar o rodízio de veículos para além do centro expandido a partir de abril, mas a aplicação de multas deve começar somente após período de adaptação, que pode ser de um mês, a exemplo do que ocorreu com a implantação das faixas exclusivas de ônibus.

O anúncio foi feito pelo secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, em audiência pública na manhã de hoje (15). “É importante que o condutor tenha um tempo para se acostumar, para compreender como será o novo rodízio”, ponderou Tatto.

O novo rodízio não segue a lógica atual, que restringe a circulação de veículos em um espaço de 150 km² em torno do centro. Para os bairros, a regra será aplicada ao longo das vias arteriais, aquelas que contam com duas ou mais faixas em cada sentido e canteiro central. Dessa forma, a prefeitura espera reduzir a quantidade de veículos fazendo deslocamentos longos em horário de pico sem prejudicar a movimentação dos moradores no interior dos bairros. No total, 371 quilômetros de ruas passarão a estar sujeitas ao rodízio.

Ainda não há definição final sobre todas as vias que terão rodízio a partir de abril, mas algumas vias são dadas como certas pela Central de Engenharia de Tráfego (CET): as avenidas Aricanduva, Radial Leste, Águia de Haia, Jacu Pêssego e São Miguel, na zona leste; as avenidas Eliseu de Almeida, Professor Francisco Morato, Lineu de Paula Machado, Escola Politécnica e Jorge João Saad, na zona oeste; as avenidas Brás Leme, Engenheiro Caetano Álvares, Inajar de Souza, Ataliba Leonel e Edgar Facó, na zona norte; e as avenidas Jornalista Roberto Marinho, Roque Petroni Junior, João Dias, Washington Luís, Interlagos, Robert Kennedy e Senador Teotônio Vilela, na zona sul.

Tatto promete sinalização para evitar que motoristas caiam em zona de rodízio inadvertidamente. “Vai haver a sinalização por placas, com antecedência, para que o motorista saiba que está chegando a uma área de rodízio. E também sinalização de solo, assim que o motorista entrar ou sair de um trecho em que está valendo o rodízio”, afirmou.

A ampliação do rodízio será acompanhada da instalação de novos radares eletrônicos, que, segundo Tatto, já estão em processo de licitação.

“A ideia é que, em breve, todas as principais vias de São Paulo sejam monitoradas por radar, não apenas as vias do rodízio”, afirma o secretário.

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