reforma política

Presidente da AMB defende fim do dinheiro empresarial em campanhas eleitorais

Para magistrado que toma posse hoje, financiamento privado prejudica a democracia e a sociedade

divulgação/amb

Costa: financiamento restrito a pessoas físicas

São Paulo – O novo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz João Ricardo Costa, defendeu hoje (17) o fim do financiamento empresarial de campanhas políticas como forma de diminuir a influência dos grandes grupos econômicos na política e na própria democracia.

“O financiamento de campanhas políticas deve ser restrito a pessoas físicas e direcionado ao Fundo Partidário. Quando uma empresa financia campanha política, acaba sendo beneficiada por isenções fiscais, o que significa que quem está pagando o financiamento é a população, com dinheiro público. E depois procurará influir no Legislativo sobre a atuação de seu financiado, o que é indesejável para a democracia e a sociedade”, disse ele.

A AMB é a maior entidade da categoria, representando 14 mil membros entre juízes estaduais, trabalhistas, federais e militares. Costa foi eleito pela chapa de oposição em novembro, com 59% dos votos. A posse será hoje à noite em Brasília. Ele tem 53 anos de idade e 23 de magistratura. É titular do 1º Juizado da 16ª Vara Cível de Porto Alegre, professor de Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura (ESM) e membro do Tribunal Permanente dos Povos.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias