PED

Apuração confirma tendência de vitória de Rui Falcão em eleição no PT

Vice-presidente, Alberto Cantalice, diz que sistema de votação direta tem 12 anos 'e é hora de fazer reavaliação'. Para ele, partido precisa de mais debate, e não de 'um processo meramente eleitoral'

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por enquanto, Rui Falcão vai confirmando a tendência de vitória no primeiro turno para mais quatro anos

São Paulo – Com 37% das urnas apuradas em todo o país, o candidato Rui Falcão, atual presidente do PT, lidera as eleições internas da legenda com folga. Na parcial divulgada às 15h55 de hoje (11), Falcão tinha 107.371 votos, 69,81% dos 153.803 votos válidos. Muito distante aparece o deputado Paulo Teixeira (SP), com 28.160 votos (18,31%), seguido por Valter Pomar (10.187 – 6,66%), Renato Simões (4.811 – 3,13%), Markus Sokol (2.280 – 1,48%) e Serge Goulart (994 – 0,65%).

Os votos brancos (9.358) e nulos (3.176) somavam, na parcial, 12.534, ou 7,5% do total de 166.337.

O vice-presidente da legenda, Alberto Cantalice, diz que só é possível falar da composição do Diretório Nacional após a conclusão das apurações. Porém, a chapa Partido que Muda o Brasil reúne as correntes que formam o grupo político majoritário no partido, Construindo um Novo Brasil, Novo Rumo e PT de Luta e de Massas. Ele lembra que a chapa de Falcão tem maioria absoluta nas apurações até o último boletim. “A tendência é se consolidar”, prevê.

Modelo esgotado

O vice petista, porém, afirma que a partir de agora o partido tem de “rediscutir o modelo de votação” representado pelo Processo de Eleições Diretas (PED). Isso porque, segundo ele, “esse modelo já tem 12 anos e é hora de fazer uma reavaliação”. Para Cantalice, “um partido de esquerda tem de ampliar a discussão e não fazer um processo meramente eleitoral”. “Nosso militante gosta de discutir, debater, e este modelo está se esgotando. A política precisa ser reinventada”.

Ele diz que não está atualizado o balanço sobre as assinaturas de apoio ao projeto de lei de iniciativa popular de reforma política, e que a estimativa é de que haja 300 mil adesões. Segundo Cantalice, a coleta de assinaturas pela democratização dos meios de comunicação, feita ontem, nos locais de votação do PED, também não foi contabilizada.