Observação

Genoino fica em ala semi-intensiva e fará novos exames na manhã desta sexta

STF ainda não tem posição definitiva quanto à sua permanência em hospital ou em casa; retorno ao regime fechado na Papuda não está descartado

arquivo rba

Brasília – O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (Incor), onde está internado o deputado José Genoino, divulgou há pouco boletim médico explicando os procedimentos pelos quais passou o parlamentar. O boletim diz que Genoino será mantido internado apenas durante a noite, devendo ser reavaliado nesta sexta-feira (22) pela manhã.

A expectativa da família é de que até amanhã saia uma posição definitiva do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, sobre o pedido de conversão da pena para o regime domiciliar. A permissão para que Genoino fique no hospital foi concedida em caráter provisório, até que haja um parecer definitivo sobre seu estado de saúde. Não há uma informação confiável que isso signifique que o deputado ficará no hospital até que haja um laudo definitivo, ou se há a possibilidade de que volte ao regime fechado na Papuda para aguardar essa decisão, caso apresente melhoras e estabilização dos batimentos cardíacos.

O Incor informa que Genoino deu entrada na emergência às 14h, acompanhado do juiz Ademar Vasconcelos e do médico do sistema prisional José Reinaldo Fonseca. O deputado foi submetido a uma bateria de exames laboratoriais e de imagenologia (ecocardiograma e tomografias) e os resultados desses exames, conforme determinação judicial, serão encaminhados para o Judiciário.

O instituto reconhece a situação do paciente como de alguém que passou recentemente por cirurgia para dissecação da aorta e que teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Durante o dia inteiro, foi intenso o vaivém em frente ao Incor. O deputado, segundo informações de sua assessoria, encontra-se em acompanhamento semi-intensivo, em ala monitorada por agentes penitenciários. Permanecem no hospital a mulher do deputado, Rioco, e os seus três filhos, Mariana, Miruna e Ronan.

Miruna e Ronan tinham voltado para São Paulo na quarta-feira (20) e retornaram a Brasília às pressas esta manhã, diante dos últimos acontecimentos e já estiveram com o pai. Assessores próximos e a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, também se encontram no Incor.

O irmão de Genoino, deputado José Guimarães (PT-CE), o acompanha de perto e divulgou a seguinte nota:

Informo aos companheiros e companheiras da bancada do PT na Câmara, aos militantes do Partido dos Trabalhadores e a todos os democratas que se solidarizam com o deputado licenciado José Genoino (PT-SP) que acabei de visitá-lo no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF).

Sua remoção para o hospital foi em decorrência de um quadro clínico extremamente delicado ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), com sintomas de princípio de infarto. Genoino tem saúde debilitada em razão de uma complexa cirurgia realizada em julho último na artéria aorta e precisa tomar vários medicamentos, entre eles alguns que controlam a coagulação sanguínea.

Após ser submetido a todos os exames que o caso exige, Genoino continua hospitalizado, em observação e no aguardo de exames complementares.

Em nome de minha família, da bancada do PT na Câmara, como irmão e companheiro de lutas de José Genoino, agradeço a todos pela solidariedade neste momento de dor e manifesto também minha profunda gratidão à equipe médica que o tem atendido no IC-DF.

Outro processo

A Câmara aguarda autorização judicial para realizar perícia médica no deputado licenciado José Genoíno (PT-SP), que pediu aposentadoria por invalidez. A assessoria do juiz Ademar Silva de Vasconcelos, responsável pela execução das penas dos condenados no processo do mensalão, informou que ele só deve dar uma resposta ao pedido da Câmara nesta sexta-feira (22).

A defesa de Genoíno solicitou à Câmara dos Deputados que antecipe a análise de seu pedido de aposentadoria com base em laudo de médicos do Instituto Médico Legal. A perícia do IML, ocorrida no início da semana, foi realizada a pedido da Vara de Execução Penal de Brasília e concluiu que o parlamentar tem um quadro cardíaco grave.

Genoíno entrou com o pedido de aposentadoria na Câmara em setembro, mas a análise do caso havia sido adiada para janeiro do ano que vem porque a junta médica da Casa decidiu que seria melhor aguardar sua plena recuperação de uma cirurgia.

Com informações da Agência Câmara

Leia também

Últimas notícias