solenidade

Senado reúne três ex-presidentes em homenagem aos 25 anos da Constituição

Sessão terá as presenças de Sarney, Collor e Lula; FHC não irá por motivos de saúde

Brasília – Em uma sessão histórica o Senado reúne hoje (29) três ex-presidentes da República, José Sarney, Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade que comemora os 25 anos da Constituição de 88. Fernando Henrique Cardoso não comparecerá por motivo de saúde.

A presidenta Dilma Rousseff também era aguardada na solenidade, mas tem agenda no Paraná e será representada pelo vice-presidente Michel Temer.

Durante a sessão solene, os ex-presidentes e atuais senadores que foram constituintes vão receber a Medalha Ullysses Guimarães, criada para homenagear pessoas ou empresas que destacaram na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas.

Também serão condecorados o relator geral da Constituinte, ex-senador Bernardo Cabral, e o jornalista Rubem Azevedo Lima, representando a imprensa.

Outra homenageada será a cantora Fafá de Belém, sempre lembrada por sua militância em favor de eleições diretas e pela interpretação que deu ao Hino Nacional na ocasião.

Lula

Mais tarde, na Câmara, o ex-presidente Lula receberá a Medalha Suprema Distinção, que pretende “agraciar os soberanos, os chefes de Estado (…) pelos serviços relevantes realizados em sua atuação pública”, conforme descrito no texto da medalha.

Além desta homenagem, Lula receberá a Medalha Assembleia Nacional Constituinte.

Com informações das agências Brasil, Senado e Câmara

Leia também

Últimas notícias