Novo destino

Acusado pela chacina de Unaí anunciou filiação ao PMDB, mas terminou no PR

'Ele foi muito bem recebido', diz líder do partido sobre chegada de Antério Mânica

Assembleia Legislativa Minas

Mânica informou que havia se filiado ao PMDB para disputar cargo de deputado estadual em 2014

São Paulo – O destino político do ex-prefeito de Unaí (MG) Antério Mânica seria o PMDB, como ele mesmo informou na semana passada, mas acabou sendo o PR. Representantes de ambos os partidos confirmaram sua filiação ao PR, e já se fala em dobradinha para 2014, com o deputado federal Bernardo Santana candidato à reeleição e Mânica para estadual. O ex-prefeito é acusado de ser um dos mandantes da chacina de Unaí, em janeiro de 2004, quando quatro servidores do Ministério do Trabalho e Emprego, três fiscais e um motorista, foram assassinados a tiros.

“Ele tinha vários convites, mas optou pelo PR, um partido que sempre o acolheu muito bem”, afirmou o líder do PR na Câmara Municipal de Unaí, vereador Thiago Martins, candidato mais votado na eleição de 2012.  “Ele foi muito bem recebido. Tem todo o apoio dele (Bernardo Santana), que ficou muito satisfeito”, acrescentou Martins, que foi hoje a Brasília com outros parlamentares do PR em busca de recursos para a região.

Assim como o ex-prefeito, Bernardo Santana também é produtor rural e tem o noroeste mineiro como base eleitoral. Em setembro, ele esteve em Unaí, na 53ª Expoagro da cidade e no 9º Fórum Regional de Agropecuária,  juntamente com a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), presidenta da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O presidente do PMDB de Unaí, Zeuman de Oliveira e Silva, o Professor Zeuman, disse que a filiação de Mânica estava acertada, mas teria havido resistência na direção do partido em Minas Gerais. “Nós queríamos muito que ele viesse”, afirmou Zeuman, candidato a vice-prefeito na eleição do ano passado, na chapa liderada por José Gomes Branquinho, do PSDB – ao qual Mânica era filiado até o final do ano passado. Era uma coligação de dez partidos. O prefeito eleito foi Delvito Alves da Silva (PTB), em aliança com outros oito partidos, entre os quais PDT, PSB e PV.

Na segunda-feira (14), terminou o prazo para que os partidos políticos encaminhassem à Justiça Eleitoral as relações atualizadas de filiados. Até o final do mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará as listas oficiais e casos de duplicidade de filiação, abrindo prazo para resposta.

Na semana passada, Antério Mânica afirmou à RBA que havia se filiado ao PMDB no dia 4. Mas a executiva do partido em Minas contestou a informação e chegou a divulgar nota sobre seu “desinteresse” na vinda do ex-prefeito, devido ao processo relativo à chacina. Zeuman contou ter recebido um telefonema nesse sentido, mas disse que identificou o interlocutor. “O Saraiva não entrou em contato comigo”, afirmou, referindo-se ao presidente estadual do PMDB, o deputado federal José Saraiva Felipe, que chegou a ser ministro da Saúde entre 2005 e 2006.

Zeuman não vê a acusação contra Mânica como empecilho. “Acreditamos na inocência dele.” Procurado desde segunda-feira, o ex-prefeito não foi localizado.

Leia também

Últimas notícias