Entrevista

Contraponto debate compra de votos para reeleição de FHC

Programa entrevista autor do livro ‘O Príncipe da Privataria’, segundo o qual centenas de parlamentares teriam recebido R$ 200 mil para aprovar emenda que beneficiava ex-presidente em 1997

Montagem/Antonio Cruz ABr

Livro de Dória já está nas livrarias

São Paulo – O jornalista Palmério Dória, autor do livro O Príncipe da PrivatariaA história secreta de como o Brasil perdeu seu patrimônio e Fernando Henrique Cardoso ganhou sua reeleição será entrevistado nesta segunda-feira (2) no programa Contraponto. O programa Contraponto é uma parceria do Sindicato dos Bancários com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Participam da entrevista os jornalistas Rodrigo Vianna (do blog Escrevinhador), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Paulo Salvador (diretor da Rede Brasil Atual) e Renata Mielli (do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé). O programa pode ser visto ao vivo pelo site da entidade. A Rede Brasil Atual também vai oferecer acesso à transmissão, às 19h.

O livro, lançado na sexta-feira (30), recupera histórias não reveladas do episódio de compra de votos que garantiram a aprovação da emenda da reeleição pelo Congresso Nacional, em 1997.

Na ocasião, a denúncia de um personagem identificado como “Senhor X” pelo jornalista Fernando Rodrigues foi feita pela Folha de S.Paulo. A reportagem revela gravações de conversas feitas com dois deputados, Ronivon Santiago e João Maia, ambos do PFL (hoje DEM) do Acre.

Na época, a Procuradoria-Geral da República não promoveu nenhuma investigação sobre o caso e pedidos de CPI no Congresso também foram barrados.

No livro, Palmério revela a identidade do “Senhor X” – o ex-deputado Narciso Mendes –, que dá apresenta novos detalhes e gravações em torno do esquema. Segundo Mendes, o caso não se restringiu a meia dúzia de parlamentares, mas “centenas”.

A obra é a sexta publicação de Dória, que já escreveu A Guerrilha do AraguaiaMataram o Presidente – Memórias do pistoleiro que mudou a História do BrasilA Candidata que Virou Picolé – sobre a queda de Roseana Sarney na corrida presidencial de 2002, em ação orquestrada por José Serra – e Honoráveis Bandidos Um retrato do Brasil na Era Sarney.

O programa Contraponto vai ao ar, ao vivo, todas as primeiras segundas-feiras do mês, às 19h, com mediação da presidenta do sindicato, Juvandia Moreira. Após a exibição, o conteúdo pode ser acessado na íntegra no site do Sindicato e no canal da entidade no YouTube.

Leia também

Últimas notícias