plebiscito

‘Consultar o povo nunca é demais’, insiste Dilma sobre reforma política

Declaração durante sanção do Estatuto da Juventude rendeu aplausos à presidenta

Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma: “Nenhum país do mundo se tornou uma nação desenvolvida sem aperfeiçoar sua forma de governança”

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff reafirmou hoje (5) a importância da consulta popular, por meio de plebiscito, para definir as diretrizes para a reforma política, durante a cerimônia de sanção do Estatuto da Juventude, em Brasília. Segundo ela, “consultar o povo nunca é demais”. “É democrático e necessário, para fazer as instituições se tornarem mais permeáveis à vontade da população.” Afirmação feita durante a cerimônia de sanção do Estatuto da Juventude, em Brasília, se dá no início da semana em que os parlamentares retornam do recesso. Dilma reúne-se ainda hoje com a base aliada no Congresso Nacional para discutir prioridades e linhas de ação no segundo semestre.

Ela ressaltou a importância das manifestações e que o atendimento às suas reivindicações está ligado à ideia da reforma política. “Fazer mais passa por construir e melhorar o sistema político, que como tudo tem de ser aperfeiçoado. E que tenhamos o compromisso de assegurar que nosso país, estados, união, municípios e poderes da República sejam governados de forma absolutamente ética”, afirmou. E prosseguiu: “Nenhum país do mundo se tornou uma nação desenvolvida sem aperfeiçoar sua forma de governança, não só o sistema político, mas o Estado”.

Dilma também falou da importância do combate à corrupção, destacando a lei contra os corruptores, que foi enviada ao Congresso em janeiro de 2010 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto responsabiliza, administrativa e civilmente, empresas que cometem crimes contra a administração pública, seja na corrupção a agentes públicos, na fraude de licitações ou de contratos e outros ilícitos.

A presidenta convocou a juventude a atuar junto ao seu governo por mais conquistas sociais. “Meu governo vai garantir um Brasil à altura das aspirações de tudo aquilo o que queremos de melhor para o nosso país. Eu conto com vocês e vocês podem contar comigo”, disse.

 


Leia também

Últimas notícias