Calheiros diz que vai pagar por viagem pessoal feita com avião da FAB

'transparência'

antonio cruz/abr

Calheiros: ‘Sensível à nova agenda e aos novos tempos, Senado implementou cortes substanciais de suas despesas’

Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse hoje (5) que vai devolver ao governo o dinheiro equivalente aos voos entre Brasília, Maceió e Porto Seguro, após ter usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para comparecer ao casamento da filha de um senador. O uso do avião oficial foi revelado ontem pelo jornal Folha de São Paulo, que nesta semana também divulgou que o presidente da Câmara dos Deputados, Luiz Eduardo Alves, tinha feito o mesmo no último sábado, para viajar ao Rio de Janeiro com sua namorada, familiares e amigos.

Alves admitiu imediatamente o que reconheceu como um “erro” e se dispôs a devolver ao governo o valor equivalente à viagem, mas Calheiros, após tomar conhecimento da informação, afirmou ontem que tinha viajado por “assuntos oficiais” e se negou a fazer o mesmo.

No entanto, o presidente do Senado voltou atrás hoje e, mediante uma nota oficial, disse que fará como Alves e pagará pela viagem que fez entre Brasília e as cidades de Maceió e Porto Seguro, para assistir ao casamento da filha do senador Eduardo Braga.

Na nota, Calheiros ressaltou que o Senado, “sensível à nova agenda e aos novos tempos, implementou cortes substanciais de suas despesas, eliminando algumas e ampliando a transparência e o controle social”.

Desse modo, pareceu se referir ao impacto das manifestações que tomaram as ruas do país durante as últimas três semanas de junho, que reivindicaram mais transparência na política, uma luta frontal contra a corrupção e responsabilidade nos gastos públicos.

Sem dúvida

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, também vai ressarcir os cofres públicos pelo uso de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em viagem pessoal para assistir à final da Copa das Confederações, no último dia 30, no Rio de Janeiro.

Garibaldi comunicou a decisão ao Palácio do Planalto na noite de hoje (5) e disse que vai ressarcir o Erário para eliminar qualquer dúvida ou questionamento sobre o episódio. Informações sobre o valor e a data do ressarcimento serão detalhadas pelo Ministério da Previdência.

Leia também

Últimas notícias