Protestos

Ao menos 23 cidades tiveram Câmaras ocupadas

Desde junho, legislativos de municípios das cinco regiões do país foram tomados por manifestantes

Facebook/Trançarua

Manifestante discursa em Câmara ocupada em Santa Maria, Rio Grande do Sul, no dia 5 de julho

São Paulo – Ao menos 23 cidades tiveram suas Câmaras Municipais ocupadas desde que protestos eclodiram pelo Brasil no mês de junho. Normalmente esquecidas, o local de trabalho dos vereadores foram tomadas por diversos motivos. Entre as cidades, estão capitais como Belém, Belo Horizonte e Natal (veja a lista completa abaixo).

Algumas cidades chegaram a ter mais de uma ocupação. Em Dourados, por exemplo, estudantes de universidades públicas tomaram o prédio pedindo a redução da tarifa de ônibus. Posteriormente, índios ocuparam o mesmo local pedindo auxílio à reserva do município.

Muitos dos motivos remetiam à reivindicações locais. Em Santa Maria, manifestantes permaneceram quase uma semana pedindo após a divulgação de uma gravação com conversas entre vereadores, pedindo para que a CPI instalada sobre o incêndio na Boate Kiss não “dar em nada”.

Algumas cenas insólitas também surgiram dessa modalidade de protestos, agora difundida pelo país. Em Porto Alegre, manifestantes tiraram fotos e dançaram pelados em frente à galeria de presidentes da Casa. Outras cidades, como Ilhéus, tiveram a prefeitura ocupada. Já em Vitória, a Assembleia Legislativa foi tomada em protestos.

Veja abaixo a lista de cidades que tem, ou tiveram, a sede do Legislativo municipal tomada desde o mês de junho:

Aracruz (ES)
Belém (PA)
Belo Horizonte (MG)
Divinópolis (MG)
Dourados (MS)
Governador Valadares (MG)
Indaiatuba (SP)
Itapetininga (SP)
Juiz de Fora (MG)
Montes Claros (MG)
Natal (RN)
Ouro Preto (MG)
Passo Fundo (RS)
Porto Alegre (RS)
Pouso Alegre (MG)
Ribeirão Preto (SP)
Rio Preto (SP)
Salvador (BA)
Santa Maria (RS)
São Leopoldo (RS)
São Luís (MA)
Teófilo Otoni (MG)
Uberlândia  (MG)