Dilma defende manifestações; para Gilberto Carvalho, jovens expressam ‘angústia’

Protestos pelo país

wilson dias/abr

Presidenta Dilma diz que atos pacíficos são legítimos

São Paulo – Autoridades do governo federal, a começar pela presidenta Dilma Rousseff, se manifestaram hoje (17) sobre os protestos que atingem várias capitais do país. “As manifestações pacíficas são legítimas e próprias da democracia. É próprio dos jovens se manifestarem”, afirmou Dilma, segunda nota divulgada pelo Planalto.

Durante entrevista coletiva, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que o governo quer estabelecer diálogo com os grupos que têm se manifestado. “O nosso projeto político cresceu no país fazendo mobilização. Mobilização é muito bem-vinda. Por isso que nós estamos preocupados em fazer uma discussão, uma aproximação, um diálogo, e elevarmos o nível dessa discussão porque esses jovens têm alguma coisa a nos dizer. Esses jovens nos apontam angústia… E se alcançam uma grande repercussão de mobilização é porque corresponde ao anseio de muita gente. Então é próprio da nossa atitude ouvir e valorizar isso”, defendeu o ministro, que no último sábado havia se reunido com representantes de grupos que se manifestaram sábado, em Brasília, durante a abertura da Copa das Confederações..

“Eles são portadores de mensagens, e nós temos que compreender. É por isso que eu fiz questão, durante o próprio jogo (Brasil x Japão), estive lá, conversando com os manifestantes”, afirmou Carvalho. “E fiquei muito feliz de eles terem aceitado, parte deles, virem aqui. Acho que foi um bom início de conversa, e acho que eles nos trazem reivindicações que consideramos importantes para gente tratar.”

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu o direito à manifestação e pediu que não haja repressão. “As manifestações são uma conquista da minha geração e são muito bem-vindas. O que não pode ter é excesso, não pode ter violência nem por parte dos manifestante e, sobretudo, por parte da polícia, que tem de ser muito bem treinada e evitar esse tipo de excesso.”

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias