2014

Com Lula na disputa, eleição para governo de São Paulo teria 2º turno, diz Datafolha

Ex-presidente aparece com 26%, contra 42% do governador Geraldo Alckmin; em todos os demais cenários, tucano aparece com mais de 50% das intenções de voto

Valter Campanato/ABr

Nos três cenários sem Lula, o percentual de intenção de voto em Geraldo Alckmin varia entre 50% e 52%

São Paulo – Pesquisa Datafolha divulgada hoje (10) mostra que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem chances de se reeleger no primeiro turno em quase todos os cenários prováveis da disputa pelo governo do estado no ano que vem. A eleição só iria para o segundo turno, diz a pesquisa, se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrasse na briga como candidato do PT.

Como prováveis adversários de Alckmin, o Datafolha testou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSDB) e os ministros petistas Alexandre Padilha, José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercandante, além de Lula.

Nos três cenários sem Lula, o percentual de intenção de voto no tucano varia entre 50% e 52%. Os petistas teriam 3% (Padilha), 5% (Cardozo) e 11% (Mercadante). O adversário melhor colocado, nestas simulações, é Skaf, com índices entre 15% e 16%. Kassab tem entre 8% e 9%.

Com Lula, Alckmin cai para 42%, enquanto o ex-presidente teria 26%. Skaf e Kassab também perdem potencial de voto nesse cenário, caindo para 13% e 6%, respectivamente.

Na pesquisa de voto espontâneo, quando os eleitores não recebem a lista de nomes dos candidatos, Alckmin tem 19%, seguido pelo ex-governador José Serra (PSDB) com 4%. Com 1% aparecem Lula, Skaf, Mercadante, Kassab, a ministra Marta Suplicy (PT), o deputados federal Paulo Maluf (PP) e o ex-deputado Celso Russomanno (PRB).

Leia também

Últimas notícias