Haddad defende que grandes cidades recebam parte da verba da Cide

Para prefeito, nova divisão da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico poderia ajudar no custeio do transporte público pelas prefeituras

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), defendeu hoje (3), durante a abertura do Congresso Estadual dos Municípios, em Santos (SP), que parte do dinheiro arrecadado com a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) seja repassada às grandes cidades para custear os subsídios gastos para manter acessíveis as tarifas de ônibus nos sistemas de transporte público. A arrecadação da Cide é dividida entre União (71%) e governos estaduais (29%).

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o prefeito também quer uma revisão no sistema de repasse de impostos entre os governos federal, estaduais e municipais e a criação de linhas de financiamento para desapropriações. “A desapropriação não pode ser feita com recurso federal, nem com recurso estadual nem com financiamento”, detalhou o prefeito.

Haddad também afirmou que os prefeitos paulistas devem ter ousadia para criar novas parcerias entre os municípios e os governos do estado e da União e a iniciativa privada.

“Há espaço para inovação do ponto de vista federativo. Nós temos que ter uma agenda para deixarmos de ser aqueles que chegam em Brasília com o pires na mão, porque sempre faltam recursos, e apresentar projetos, para mostrar que nós podemos ser agentes do desenvolvimento do país”, disse.

Nas parcerias público-privadas, o prefeito defende a criação de uma agência estadual ou federal para promover as parcerias e também para manter um fundo garantidor dos projetos, um dos principais entraves dos municípios neste segmento.

 

Leia também

Últimas notícias