Em vídeo, Lula relembra ‘angústia’ dos primeiros dias de mandato

Em imagens postadas no You Tube, ex-presidente fala também da disputa por salas e cadeiras no Palácio do Planalto

São Paulo – Em vídeo sobre o início de seu primeiro mandato (2003), postado hoje (2) no youtube pelo Instituto Lula, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva revela, bem humorado, uma face pouco conhecida do dia-a-dia dos governos: a disputa por salas e pela proximidade do poder.

Segundo ele, esse foi um dos assuntos da primeira reunião ministerial, ocorrida em 3 de janeiro daquele ano. “Todo mundo quer ficar perto do presidente. [Mas] não tem sala pra todo mundo, não tem espaço [no Palácio do Planalto]”, diz ele no vídeo. “Se você não aparar as brigas pelas cadeiras e pelos espaços nos primeiros dias, elas perduram para todo o mandato”, completa.

O ex-presidente lembra que o dia anterior, 2 de janeiro, foi todo dedicado a recepcionar os chefes de Estado que vieram “de longe” para a posse, e que o primeiro a ser recebido, em café da manhã, foi o então presidente venezuelano Hugo Chávez.

Segundo Lula, havia uma curiosidade muito grande de todo o mundo em saber quem era o “operário de esquerda” que acabara de assumir a administração da décima economia do mundo. Ele próprio, revela, viveu momentos de “ansiedade” e “angústia”.

“Você tem uma preocupação de saber se vai dar certo, se você conseguir cumprir aquilo que você prometeu, se o povo vai ter paciência de esperar, como é que vai o comportamento dos adversários… da imprensa… do movimento social…”.

Lula mais uma vez afirma que “tinha em mente” a única certeza de que não poderia errar no exercício do mandato. “Se eu errasse, um outro trabalhador não teria chance nunca mais neste país. Foi essa obsessão de não poder errar que me fez fazer o governo exitoso que nós fizemos”.

Assista ao vídeo: