Dilma: povo brasileiro sabe que tem direito de ‘escolher seu caminho’

Presidenta afirma que, no passado, o país crescia sem que os trabalhadores pudessem se beneficiar da economia, com más oportunidades de trabalho, mas que programas sociais elevaram autoestima da população

Presidenta Dilma Rousseff ao lado de prefeitos dos municípios beneficiados pela entrega de unidades habitacionais e ônibus escolares (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (16) durante passagem por Minas Gerais os programas sociais do governo federal como uma maneira de elevar a autoestima da população brasileira. “O povo desse país tem hoje a convicção de que tem o direito cidadão de escolher seu caminho”, disse, depois de apresentar como exemplos o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Ao entregar 1.640 unidades habitacionais no município mineiro de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, Dilma voltou a apontar que o programa habitacional criado em 2007 vai além das “paredes”, tendo a importância de promover o bem-estar dos novos moradores. “A casa é um símbolo, um local onde as famílias residem e tem seus laços afetivos. Um país com parte da população que não tem direito à moradia não dá cidadania para seus moradores”, afirmou.

“Nós, que bancamos integralmente esse programa, não é um favor. Por que não é um favor? Porque um país que se preza distribui a sua riqueza para aqueles que mais precisam. Um país que quer ser uma grande nação tem de fazer que, junto com ele, as pessoas cresçam também. E isso significa que garantir a casa própria é um direito de cidadania de cada um de vocês.”

Dilma adiantou ainda que em breve a Caixa Econômica Federal anunciará mudanças que visam a garantir maior conforto nas unidades habitacionais. Ela reiterou que se trata de uma obrigação do país a garantir de moradia. “O esforço é que nós temos de dar conta do atraso, da ausência de benefícios que nós, enquanto país, tínhamos de ter assegurado para o povo brasileiro. No passado, o país crescia, agora, o povo não crescia junto, a renda do trabalho não crescia junto, as oportunidades de emprego não eram muito boas. No passado, nós sabemos que as pessoas não tinham acesso a vários programas sociais.”

No evento, também houve a entrega de 58 máquinas motoniveladoras, 50 máquinas retroescavadeiras e 19 ônibus escolares a 102 municípios mineiros, totalizando um investimento de R$ 25 milhões de reais. A distribuição das máquinas agrícolas integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e busca construir e manter estradas que ligam a zona rural à zona urbana. 

Segundo balanço publicado pelo governo, até dezembro de 2012, o PAC 2 investiu R$ 328 bilhões (ou 46,4% do total previsto para o programa até 2014). O Minha Casa, Minha Vida, que também está em sua segunda parte, pretende construir 2 milhões de unidades habitacionais até 2014.