Novos líderes da base de Alckmin e do PT assumem na Assembleia Legislativa

Luiz Cláudio Marcolino substitui Alencar Santana no comando da bancada petista e Barros Munhoz troca de posição com Samuel Moreira, que assumiu presidência da Casa

São Paulo – Os deputados estaduais Barros Munhoz e Luiz Cláudio Marcolino foram oficializados hoje (26) como líderes da base aliada de Geraldo Alckmin (PSDB) e do PT, respectivamente. Munhoz troca de posição com Samuel Moreira (PSDB), que no ano passado comandou a bancada de apoio ao Palácio dos Bandeirantes e agora preside a Assembleia Legislativa.

Já Marcolino substitui o deputado Alencar Santana. O parlamentar tem como prioridade dar mais visibilidade às ações do parlamento estadual com pautas que considera fundamentais ao estado, como redução do ICMS, democratização do orçamento, desenvolvimento regional e o incentivo à participação popular nas discussões legislativas. A principal bandeira atual do mandato de Marcolino é a luta pelo funcionamento do metrô 24 horas por dia em São Paulo. Na semana passada, ele organizou uma audiência pública sobre o tema.

Como parte da minoria que conta com 25 deputados, ante 69 da base do governador Geraldo Alckmin, Marcolino tem em sua plataforma de atuação ações por mais equilíbrio entre projetos do Executivo e do Legislativo. Mesmo as propostas aprovadas pela Assembleia muitas vezes são vetadas pelo governador, como sobre democratização da segurança pública ou o que restringia veiculação na TV e no rádio de publicidade  dirigida a crianças de alimentos e bebidas pobres em nutrientes e com alto teor de açúcar.

Um dos paradigmas do desequilíbrio é a criação das Comissões Parlamentares de Inquérito. A bancada do governador conseguiu emplacar na semana passada mais quatro CPIs consideradas inofensivas (ao governo) pela oposição, como a que vai investigar “os problemas relacionados com o consumo de gordura hidrogenada ou gordura trans” ou a CPI da Cartelização do mercado de autopeças de reposição. Enquanto isso, comissões como para apurar irregularidades da Alstom relacionadas ao metrô ou abusos ocorridos na desocupação do bairro Pinheirinho, em São José dos Campos, em janeiro de 2012, foram engavetadas na atual legislatura.

Liderança do governo

No final da tarde, o presidente da Assembleia, o deputado Samuel Moreira, leu no plenário o ofício do governador Alckmin pelo qual nomeia o deputado Barros Munhoz (PSDB) como novo líder do governo na Casa. 

Munhoz foi líder do governo de José Serra no parlamento estadual e presidente do legislativo por quatro anos, entre 2009 e 2013. No começo deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo o absolveu de acusações de corrupção e improbidade administrativa.

O processo refere-se a período em que ele ocupava a prefeitura de Itapira. De acordo com a acusação, os crimes ocorreram nos dois últimos anos de seu mandato, em 2003 e 2004, quando Barros Munhoz teria mandado imprimir panfletos para uso pessoal, de promoção política e detratação de adversários, debitando os gastos na conta do município.

 

Leia também

Últimas notícias