Deputados lançam Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos

Objetivo é assegurar espaço para discutir questões ligadas ao tema, depois que Marco Feliciano assumiu comisssão na Câmara

Frente vai criar ‘canal de diálogo no Congresso para os setores vulnerabilizados’, diz deputada Erika Kokay (Foto: Renato Araújo/Agência Câmara)

São Paulo – Um grupo de deputados lançou hoje (20) a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos, como resposta à eleição do Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, no dia 7. O deputado é acusado por movimentos sociais de homofobia e racismo.

“O objetivo é assegurar um espaço para discutir os direitos humanos na perspectiva das minorias. Não queremos concorrer com a comissão, somente garantir espaço, já que o colegiado foi desvirtuado com a presença do Pastor Marco Feliciano”, disse o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), um dos 11 coordenadores da nova frente. “Criar um canal de diálogo dentro do Congresso para os setores que estão historicamente vulnerabilizados” é o que pretende a frente, afirmou a deputada Erika Kokay (PT-DF).

Vídeo

Wyllys disse também que vai entrar ainda hoje com uma representação criminal na Justiça contra o deputado Feliciano, devido à divulgação, em redes sociais, de um vídeo com ataques a deputados e a defensores dos direitos dos homossexuais. Segundo o deputado do PSOL, o vídeo foi divulgado por um assessor de Feliciano como parte de uma campanha de difamação. 

“A divulgação desse vídeo é resultado de um contínuo processo de difamação por meio de uma campanha nojenta em que frases mentirosas são atribuídas a mim e vem sendo compartilhadas pelas pessoas em redes sociais. Elas me associam à pedofilia e a ataques aos cristãos, que são mentiras absurdas”, disse Wyllys. Os deputados Domingos Dutra (PT-MA) e Erica Kokay também assinam a representação criminal contra Feliciano.

A bancada do próprio partido do deputado Feliciano, o PSC, pediu explicações ao parlamentar sobre a divulgação do vídeo. O líder do PSC na Câmara, André Moura (SE), disse que o partido não concorda com esse tipo de atitude e que o deputado Feliciano foi orientado a trabalhar e produzir na comissão.

Em sua defesa, Feliciano teria dito a Moura  e demaus integrantes da bancada que não tinha nenhuma relação com o vídeo e que tomou conhecimento sobre ele pela assessoria. “Entendemos que essa resposta foi suficiente”, disse o líder. 

Confira os coordenadores da nova Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos (entre parênteses, os temas pelos quais serão responsáveis):

1.Chico Alencar (PSOL-RJ) – liberdade à crença e à não crença;
2.Domingos Dutra (PT-MA) – democratização da terra;
3.Erika Kokay (PT-DF) – crianças e adolescentes;
4.Janete Pietá (PT-SP) – gênero;
5.Jean Wyllys (Psol-RJ) – LGBT e outras expressões de gênero;
6.Luiz Erundina (PSB-SP) – verdade e direito à informação;
7.Luiz Couto (PT-PB) – violência e grupos de extermínio;
8.Luiz Alberto (PT-BA) – temas étnicos e raciais (1);
9.Padre Ton (PT-RO) – temas étnicos e raciais (2);
10.Nilmário Miranda (PT-MG) – combate à tortura e sistema carcerário;
11.Vitor Paulo (PRB-RJ) – idosos e pessoas com deficiência.