Haddad apresenta a vereadores proposta de fim da taxa de inspeção veicular

Projeto, que será enviado entre hoje e amanhã à Câmara, deve passar aos fabricantes responsabilidade sobre a frota considerada nova

Donos de carros que já pagaram a taxa em 2013 poderão ter o dinheiro devolvido pela prefeitura (Foto: ©Folhapress/Arquivo RBA))

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), deve enviar à Câmara Municipal entre hoje (18) e amanhã o projeto que extingue a taxa de inspeção veicular e define a partir de quando ela é necessária. Uma de suas promessas de campanha, o fim da cobrança da taxa de inspeção veicular (R$ 47,44), deve ser um dos principais temas de reunião na tarde de hoje, na prefeitura, entre Haddad e lideranças dos partidos com bancadas no legislativo.

Entre as propostas discutidas pela equipe do prefeito está a de retirar os carros novos da obrigatoriedade da inspeção. Para Haddad, enquanto os veículos estiverem dentro do período de cobertura da garantia do fabricante, as montadoras devem ser responsabilizadas pela conformidade nos níveis de emissão de poluentes, e não os donos dos veículos.

A expectativa é que, pelo projeto da prefeitura, a inspeção seja obrigatória somente para carros com mais de 4 anos de fabricação.

Mesmo que aprovado pela Câmara nesta semana, o projeto de Haddad, deve chegar tarde para os donos de veículos que já passaram pela inspeção, iniciada em 8 de janeiro, quando teve início a obrigatoriedade em 2013. Porém, para os que já pagaram a taxa deste ano, a prefeitura deve propor a devolução integral.

Leia também

Últimas notícias