Alckmin e Haddad selam parceria na habitação com troca de elogios

Governador tucano e prefeito petista participaram hoje de lançamento de programa habitacional no centro da cidade, desenvolvido pelo governo estadual com participação da prefeitura

Para Fernando Haddad, o governador teve “generosidade” ao chamá-lo para participar do projeto (Foto: Fábio Arantes. Prefeitura)

São Paulo – A troca de elogios entre o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), durante a assinatura hoje (28) de convênio para lançamento de um programa habitacional prevendo a construção de 20 mil unidades habitacionais na região central da cidade evidenciou uma mudança na condução política da maior liderança tucana de São Paulo.

Ao cumprir dois meses, a gestão Haddad já firmou sete parcerias com o estado. Também foi criado um grupo de trabalho para definição de projetos nos quais as duas instâncias de governo possam atuar juntos. 

O prefeito, no discurso que fez logo após o vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD) e antes de Alckmin, agradeceu a “generosidade” do governador em permitir a participação da prefeitura no programa habitacional. “Alckmin poderia ter lançado o programa sem a prefeitura”, afirmou. 

O tucano correspondeu: “Conte conosco prefeito para que a gente sempre possa oferecer projetos que visem o bem da população”, disse, repetindo o tom utilizado nos encontros com Dilma Rousseff. Em especial no primeiro ano do novo mandato, 2011, o governador e a presidenta tiveram uma série de encontros marcados por troca de afagos e por pedidos de superação das diferenças políticas.

“Tenho olhado com respeito o modo como a presidenta Dilma Rousseff tem se relacionado com governadores que, como eu, pertencem a campos opostos do espectro político do Brasil”, afirmou Alckmin, provável candidato à reeleição no próximo ano, durante encontro no Palácio dos Bandeirantes em outubro de 2011

O evento de hoje, realizado no prédio da Secretaria de Estado da Cultura, na Estação Júlio Prestes, marco arquitetônico do auge das ferrovias paulistas, foi organizado pelo governo estadual. 

O aporte da prefeitura no programa de parceria público-privada é de R$ 400 milhões, uma quarta parte do R$ 1,6 bilhão que será investido pelo governo do estado.

Além da política de boa vizinhança com Haddad, Alckmin também tem feito acordos administrativos com o governo federal e já recebeu a presidenta Dilma Rousseff duas vezes na sede da prefeitura.

Leia também

Últimas notícias