Fernando Haddad substitui comandante da Guarda Civil Metropolitana

Prefeito de São Paulo afirma que troca é uma atividade natural em início de governo. Ele também anunciou que pretende melhorar a segurança da cidade no período noturno

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), trocou o comandante da Guarda Civil Metropolitana e anunciou hoje (16) que pretende colocar policiais militares que atuam na Operação Atividade Delegada, quando os PM em folga trabalham no policiamento para prefeituras, para atuar também à noite.

O ex-comandate Joel Malta de Sá foi substituído por Eduardo de Siqueira Dias, que era inspetor da GCM. Segundo Haddad, a troca no comando da GCM foi uma decisão natural em início de administração. “É uma coisa normal quando tem troca de governo”, disse.

No dia 4 deste mês, skastistas na Praça Roosevelt gravaram por meio de telefone celular imagens do guarda metropolitano Luciano Medeiros, que estava de folga, à paisana, agredindo cidadãos no local. A gravação foi vista por mais de 2 milhões de pessoas em redes sociais e no YouTube. Medeiros foi suspenso por 120 dias e sua conduta será investigada em sindicância.

Hoje, Haddad afirmou que pretende melhorar a segurança da cidade no período noturno. “A cidade fica um pouco desprotegida à noite. Precisamos atuar na fiscalização noturna”, disse. Segundo ele, o comando da Polícia Militar sinalizou que está à disposição para reenquadrar o convênio com firmado na Operação Delegada, seguindo os desejos da administração municipal.

Além da troca no comando da GCM, o prefeito também teria exonerado o coordenador do centro de formação da corporação por um educador, profissional não ligado à carreira na GCM, informação que não foi confirmada pela gestão petista.

Leia também

Últimas notícias