Maia lamenta que Câmara termine ano sem votar fim do fator previdenciário

São Paulo – O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), lamentou hoje (20) que o ano legislativo seja encerrado sem a votação do Projeto de Lei 3.299, de 2008, que […]

São Paulo – O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), lamentou hoje (20) que o ano legislativo seja encerrado sem a votação do Projeto de Lei 3.299, de 2008, que dá fim ao fator previdenciário. “Eu queria substituir o fator previdenciário por outra condição que garantisse melhor aposentadoria para o trabalhador brasileiro”, afirmou. “Não é razoável que um cidadão contribua 35 anos e tenha ainda redução no valor de sua aposentadoria.”

Maia havia dito que colocaria a proposta em votação, com ou sem acordo, mas o governo federal ordenou que a proposta não fosse apreciada alegando que poderia criar problemas orçamentários. Uma das alternativas ao fator previdenciário é a fórmula 85/95, na qual tempo de contribuição e idade precisam somar 85 anos no caso das mulheres e 95 anos no caso dos homens. Outra possibilidade é a fórmula 95/105, usando os mesmos parâmetros, mas as principais centrais sindicais consideram que esta é uma metodologia que prejudica o trabalhador, em especial aquele que inicia mais cedo. 

Maia e os líderes partidários decidiram neste mês criar uma comissão formada por 28 deputados para avaliar e apresentar uma nova proposta sobre o assunto em março do próximo ano.“Vou trabalhar no próximo ano nessa direção”, disse o presidente da Câmara.