Finanças dominam primeira reunião de transição na prefeitura de São Paulo

Equipe de Fernando Haddad, prefeito eleito, pede raio x da situação financeira da administração, cópia dos contratos em vigor e também do plano de combate a enchentes

São Paulo – A primeira reunião da equipe responsável pela transição entre o governo de Gilberto Kassab (PSD) e de Fernando Haddad (PT) na prefeitura de São Paulo foi realizada hoje (1º), na sede do Executivo paulistano. O futuro governo quer conhecer rapidamente a situação financeira da administração municipal. A equipe de transição de Haddad ficará baseada em prédio da Caixa Econômica Federal na Praça da Sé, no centro da capital.

O vereador Antônio Donato (PT), comandante da equipe petista, Luís Fernando Massonetto (braço-direito do prefeito eleito e secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior em sua gestão no Ministério da Educação) e a professora de Finanças Públicas da USP Úrsula Peres reuniram-se com os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubens Chammas, e Governo, Nelson Harvey da Costa, durante uma hora. 

Foram solicitados dados sobre a situação financeira da prefeitura, incluindo a questão da dívida do município com o governo federal, e cópias de alguns contratos em vigor, como o da empresa Controlar, responsável pela inspeção veicular, e o do serviço de coleta de lixo, processos de licitação em andamento e também pontos que requerem atendimento de urgência, como o plano de combate a enchentes. 

Foram requeridos ainda dados sobre o atual estágio de desapropriações de terrenos destinados à construção de hospitais e creches. “Nosso foco hoje foi conhecer o quadro macro da prefeitura. Depois vamos detalhando as informações por área”, explicou Donato.

Segundo Donato, no caso de coleta de lixo e varrição de rua, por exemplo, não pode haver risco de interrupção nos contratos e na prestação de serviços, e em relação às enchentes o novo governo precisa estar atento já no primeiro dia do ano, quando Haddad toma posse, por conta da gravidade do assunto e da urgência no atendimento em casos de ocorrências.

A equipe de Kassab garantiu que todos os pedidos da equipe do novo prefeito serão atendidos. “Não há um prazo definido, mas acho que ainda na próxima semana nós já teremos todas as informações solicitadas”, afirmou Harvey da Costa.  

 

Leia também

Últimas notícias