PMDB oficializa posição de ‘apoiar fortemente’ Haddad

Anúncio foi feito no começo da tarde de hoje pelo vice-presidente Michel Temer, que estava na companhia do candidato do PT e do quarto colocado no primeiro turno em São Paulo, Gabriel Chalita

“Não tem nenhuma denúncia, nada que macule a biografia do Haddad”, disse Chalita (Foto:Divulgação)

São Paulo – Demorou mais que o esperado, mas saiu o apoio oficial do PMDB ao candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. A decisão foi anunciada no começo da tarde de hoje (11) durante pronunciamento no escritório do partido, na zona oeste paulistana, pelo vice-presidente da República, Michel Temer, que estava acompanhado do petista e do quarto colocado no primeiro turno da disputa, o deputado peemedebista Gabriel Chalita.

“Chegamos a um grande acordo do PMDB e dos partidos aliados. Chalita vai apoiar fortemente Haddad para a prefeitura”, disse Temer. O petista assinou um documento no qual se compromete a incorporar compromissos de campanha do peemedebista, como a ampliação no número de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a criação de escolas em tempo integral.

Estas condições já haviam sido apresentadas pelo PMDB no início da semana e o anúncio oficial da parceria era esperado para ontem à tarde. No entanto, a entrevista coletiva convocada para abordar a questão foi cancelada de última hora. Os peemedebistas decidiram cobrar do PT a neutralidade no segundo turno em Natal (RN) e uma postura discreta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa em Mauá, na Grande São Paulo.

Para Haddad, o anúncio traz à capital paulista uma parceria exitosa entre PT e PMDB no plano federal. “A cidade merece uma retribuição dessa política para sair da situação que está”, disse, ressaltando que ele e Chalita têm propostas em comum e são amigos de longa data. “Queremos dar um exemplo de como deve ser na política, com uma coalizão em função de ideias, e não de interesses partidários.”

Ressaltando também a boa relação pessoal, Chalita afirmou que isso tornou a negociação mais simples. O peemedebista lembrou que os dois tiveram uma convivência produtiva quando o petista ocupava o Ministério da Educação, e ele comandava a Secretaria Estadual de Educação em São Paulo. “Não tem nenhuma denúncia, nada que macule a biografia do Haddad, sua honra.”

Leia também

Últimas notícias