Para PSDB, julgamento do mensalão ‘fortalece as instituições democráticas’

Nota à imprensa é estratégia para trazer esse tema para dentro da campanha em ajudar Serra em São Paulo

São Paulo – Em nota à imprensa divulgada hoje (11), a Executiva Nacional do PSDB saudou a postura dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do processo do mensalão e elogiou o “fortalecimento das instituições democráticas” no Brasil. O documento, assinado pelo presidente em exercício do partido, Alberto Goldman, faz parte da estratégia da direção tucana de trazer o debate do mensalão para dentro da campanha eleitoral para tentar ajudar o candidato à prefeitura de São Paulo, José Serra, que aparece dez pontos percentuais atrás do candidato do PT, Fernando Haddad, na pesquisa Datafolha para o segundo turno na maior cidade do país.

“A democracia no Brasil vai bem. Bem melhor na medida em que as instituições cumprem com independência seu papel. No caso do ‘mensalão’, a decisão soberana do STF – composto, na ampla maioria, por ministros nomeados pelos governantes petistas, como não é demais lembrar – fortalece a confiança na igualdade de todos perante a lei”, diz a nota.

O PSDB cita o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, para afirmar que “as instituições democráticas estão sendo fortalecidas” no julgamento do mensalão: “A ameaça a elas foi ‘representada pela compra de votos no Congresso Nacional, por um projeto de poder de inspiração patrimonialista, que significa um golpe à democracia que é a República’, conforme ressaltou o presidente do STF, ministro Ayres Britto. Ela foi vítima direta do próprio escândalo e tem sido vítima da campanha de desinformação do PT para negar sua responsabilidade por ele”, afirma o documento.

A direção tucana também rebate as críticas à eventual politização imprimida por alguns ministros do STF: “Teorias conspiratórias têm péssimos antecedentes. Sejam inspiradas por fanatismo ideológico, sectarismo partidário ou esperteza eleitoral, que sempre envenenam o ambiente político e corroem as instituições democráticas. Com respeito a essas instituições, temos um terreno comum no qual podemos divergir. Se a direção do PT resolve declarar guerra a esse valor fundamental – o respeito a essas instituições – enterrando o que há de bom na sua história para esconder seus delitos, a oposição só pode lamentar, mas vai defendê-las a qualquer custo”.

Leia também

Últimas notícias